Professores de Lagoa da Canoa fazem carreata e cobram pagamento de precatórios

06/05/2021 13:40 - Blog do Paulo Marcelo
Por redação
Image

Profissionais da Educação de Lagoa da Canoa, no Agreste do Estado, realizaram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (6), exigindo o pagamento dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Organizados em carreata, os educadores cobram o pagamento das ‘sobras’ referentes à falta de investimentos no setor entre os anos de 1996 e 2006. 

“Uma Educação de qualidade passa pela valorização dos professores. Participem desta luta. Pagamento dos precatórios já! 60% é Lei. Prefeita cumpra com o compromisso, pague os 60% dos precatórios aos professores. Conhecemos o nosso direito”, dizia a mensagem de áudio veiculada em carros de som durante a mobilização desta quinta-feira.  

De acordo com o Sindicato dos profissionais da Educação em Alagoas (Sinteal), de 1996 a 2006, mais de R$ 90 bilhões da conta da Educação Pública deixaram de ser repassados aos estados e municípios. Os professores exigem que os 60%, garantidos por Lei, sejam repassados para eles; já os 40% restantes, devem ser aplicados nas estruturas das escolas e custeio.

 O FUNDEF é um programa que visa investimentos na Educação de todos os municípios brasileiros, cujas sobras devem ser pagas aos professores que atuaram na educação pública entre 1996 e 2006. Os profissionais deveriam ter recebido o bônus salarial junto com os vencimentos da época, mas como isso não ocorreu, eles precisam ser indenizados (precatórios). 

O deputado Jairzinho Lira saiu em defesa dos professores e cobra celeridade no repasse dos precatórios aos educadores de Lagoa da Canoa. De acordo com o parlamentar, a prefeita prega uma coisa, mas faz totalmente o contrário. Se nega a honrar seus próprios compromissos e prejudica a Educação do município. 

“A prefeita Tayná Veiga vende a imagem de responsabilidade fiscal e compromisso com os profissionais da educação, mas lamentavelmente essas não são as marcas da sua gestão em Lagoa da Canoa. Uma coisa é falar, outra coisa é fazer. Se a gestora diz nos quatro cantos da cidade que a Educação está em primeiro lugar, então faça jus às suas palavras e honre seu compromisso com a categoria”, disse. 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..