"O pedido é para uma nova comissão e não impor medidas de restrição das pessoas", diz Psol em Alagoas sobre ação no STF

24/04/2021 08:00 - Especiais
Por Redação
Image

Os partidos do PCdoB e Psol protocolaram no STF (Supremo Tribunal Federal) uma ação para obrigar o presidente Jair Bolsonaro a criar uma comissão com poderes para implementar um lockdown nacional. A medida foi apoiada por todos os filiados no país e em Alagoas o Psol enfatiza a necessidade da participação dos governos. 

Para a presidente do Psol em Alagoas, Marcela Carnaúba, promover algum tipo de medida restritiva, como o lockdow, somente é possível com o auxílio dos governos. Especialmente no estado, o partido defende que os recursos do Fecoep sejam aplicados para minimizar os efeitos caótico e devastador da pandemia.

Na ação movida no STF, os partidos pedem que seja determinada uma ação cautelar para implantar “providências urgentes e inadiáveis necessárias ao combate à pandemia de covid-19”. Confira a entrevista:

Qual a proposta da ação de ingressada no STF?

O PSOL e o PC do B entraram no STF c uma ADI por Omissão. Pedindo "providências urgentes e inadiáveis necessárias ao combate à pandemia de covid-19”. Entre essas providências, há a proposta de medidas restritivas coordenada pelo governo federal. É importante enfatizar que o pedido é para que seja criado uma nova comissão, que poderia ou não impor medidas de restrição à circulação durante a pandemia.

Isso foi movido pela situação de dificuldade que muitos brasileiros enfrentam? 

Não há dúvidas que a pandemia está fora de controle no Brasil e somos o epicentro, e o lockdown, junto à vacinação para todos e todas, seria a medida ideal para esse enfrentamento; todavia, o governo precisa garantir que os brasileiros e as brasileiras terão como manter as suas condições de vivência nesse período. Não dá para ser seletivo neste momento e continuar colocando em risco a vida da classe trabalhadora.

Como o Psol em Alagoas faz uma avaliação do cenário? 

O cenário em nosso Estado é desolador. A Covid e a fome têm sido o enfrentamento cotidiano para a nossa população! E os governos federal, estadual e municipais, precisam atuar para garantir a vida do povo. Em nosso Estado, por exemplo, temos um fundo (FECOEP) que não está sendo utilizado para erradicação da pobreza, poderia está sendo utilizado para minimizar os efeitos caótico e devastador da pandemia e da crise econômica, na vida  das populações periféricas, podendo garantir medidas restritivas mais eficazes. O lockdown só é possível com o auxílio dos governos

Houve algum dialogo com o governo do estado para  o uso do Fecoep??

Infelizmente não. E as tentativas de pressão e diálogo que os movimentos sociais fizeram, não evoluíram p além das promessas. O FECOEP arrecada cerca de 300 milhões, e inclusive em julho de 2020 lançaram uma campanha "O Fecoep precisa ajudar os mais pobres na pandemia".  Essa é a situação: vivemos num Estado com níveis altos de miséria e pobreza que estão agravados pela pandemia. As medidas de restrição, mesmo na fase vermelha, são um privilégio para poucos

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..