Conselho pede prioridade na vacinação contra Covid-19 de todas as pessoas com deficiência, em Alagoas

19/04/2021 15:33 - Blog do Paulo Marcelo
Por redação
Image

Em Nota Pública, o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE) requer o reconhecimento da preferência dos grupos definidos como prioridade no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, em Alagoas. De acordo com a entidade, é preciso dar prioridade da vacinação para as pessoas idosas com deficiência em relação às demais pessoas idosas (sem deficiência). 

A nota da COEPEDE destaca um estudo internacional que concluiu que a mortalidade entre pessoas com deficiência chegou a ser 60% maior que a da população em geral. Diz ainda que as pessoas incluídas neste contexto têm risco aumentado de contágio em razão da própria deficiência, seja pela necessidade de ver, andar ou por questões sensoriais e/ou de entendimento. 

Junto aos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a entidade solicita a todos os órgãos competentes que a prioridade na vacinação seja ainda mais abrangente e que inclua estes alagoanos como prioridade para receberem o imunizante contra a Covid-19.  A direção da DOEPEDE espera que a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e as secretarias dos 102 municípios do Estado se manifestem e que atendam a este pedido, com o objetivo de estender com urgência a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas com deficiência.

No último fim de semana, as prefeituras de Maceió e Arapiraca, por exemplo, já iniciaram a vacinação de pessoas com síndrome de Down com mais de 18 anos e trabalhadores da saúde com mais de 34 anos. Na capital alagoana também foi retomada a aplicação da 1ª dose do imunizante para idosos a partir de 60 anos.

De acordo com a SESAU, as pessoas de 59 anos com outras comorbidades definidas como prioritárias no Plano Nacional de Imunização já começaram a ser vacinadas a partir desta segunda-feira (19) em todo Estado e a mate é atender, neste primeiro momento, pessoas com síndrome de Down, doentes renais crônicos em diálise, todos os tipos de diabetes, pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica; asma grave; fibrose cística...); 

Pessoas com hipertensão arterial em diferentes condições, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico), ataque isquêmico transitório e demência vascular, além dos imunossuprimidos (transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos...), anemia falciforme, obesidade mórbida e cirrose hepática. 

Todos os detalhes das comorbidades estão estabelecidos em documento (clique aqui) elaborado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL) 

Documentos necessários

Além de documento com foto e CPF, as pessoas com comorbidade precisam levar um dos documentos abaixo (original e cópia) para comprovação:

  • Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização
  • Exames específicos que estabelecem o diagnóstico
  • Relatório médico
  • Receitas para terapêutica específica de condições descritas
  • Cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde (SUS).   

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..