Justiça atende pedido do MP e Câmara de Maceió deverá votar orçamento

10/04/2021 17:07 - Justiça
Por Redação
Image

A Justiça de Alagoas atendeu a ação civil pública com pedido de tutela provisória de urgência proposta pelo Ministério Público em face da Câmara Municipal de Maceió para que ela promova as medidas necessárias para a votação de Lei Orçamentária Anual de 2021.

Assinada pelo juiz Antonio Emanuel Dória Ferreira, a decisão considera que a ausência da referida discussão e votação acarreta diversos prejuízos às políticas adotadas pelo Poder Público.

“De início, saliento que em virtude da urgência que o caso requer, bem como por ser fato público e notório que ainda não houve a deliberação e votação da lei orçamentária anual 2021 por parte da Câmara Municipal de Maceió, mostra-se desnecessária a incidência do artigo 2º da Lei 8.437/921 . Assim, com fundamento no artigo 12 da Lei 7.347/852 , passo a apreciar a liminar pretendida sem a justificação prévia da parte ré”, diz um trecho da decisão.

O juiz também relembra que: “Em análise a tais requisitos, vale destacar, antes de tudo, que este juízo tem conhecimento de que, em regra, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário não devem se imiscuir em questões interna, sob pena de violação do sistema de freios e contrapesos adotados pela Constituição”.

No dia 7 de abril, a Câmara Municipal de Maceió informou que dará a Lei Orçamentária Anual de 2021 a tramitação normal e dento do prazo regimental para fazer a votação do Projeto de Lei em plenário.  A peça orçamentária foi entregue em Maceió ao Legislativo e aguarda aprovação. 

O Poder Legislativo informou dará a tramitação normal a matéria, após o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 15ª Promotoria da Capital (da Fazenda Pública Municipal), a ajuizar uma ação civil pública com pedido de liminar de tutela provisória de urgência em desfavor do parlamento municipal. 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..