Com registro indeferido com recurso, votos dados a Luciano Barbosa ficarão 'congelados'

15/11/2020 07:06 - Blog do Paulo Marcelo
Por redação
Image

A dúvida de eleitores do candidato Luciano Barbosa nas eleições para prefeito em Arapiraca, que ocorrem neste domingo (15), é: Valerá ou não o voto que for depositado no candidato? Isso porque Luciano teve o registro de candidatura indeferido, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manter decisão que cassou o seu registro. (DivulgaCand). 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão chamados de “anulados sub judice”, na prática, ainda não serão validados os votos, mas segundo a resolução, o eleitor será informado sobre isso na hora do voto. Isso ocorrerá para dar maior transparência a todos os votos dados pelos eleitores a candidatos que ainda aguardam uma decisão favorável na Justiça. 

Os votos dados a Luciano ficarão ‘congelados’ e serão contabilizados, mas só terão validade após o julgamento. O caso também se enquadra à candidatos a vereador que também aguardam julgamento no TRE. 

É preciso ressaltar que os votos serão contabilizados no resultado geral, o que somente mudará se ele não tiver êxito no recurso judicial. Mas, com a nova forma de divulgação, o eleitor poderá saber quantos votos recebeu o candidato e qual percentual dos votos totais está sujeita a alteração.

Quanto aos votos em candidato cujo registro já estava indeferido definitivamente no dia da votação, eles são anulados e não são contabilizados para qualquer finalidade. O mesmo acontece quando o eleitor vota branco ou nulo por vontade própria, diz a Lei Eleitoral. 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..