Luciano Barbosa ignora estatuto, convenção pode ser anulada e o MDB extinto em Arapiraca

17/09/2020 00:08 - Blog do Paulo Marcelo
Por redação
Image

A convenção que confirmou o nome de Luciano Barbosa (MDB) como candidato a prefeito de Arapiraca pode ser anulada. A executiva estadual tinha determinado que não haveria possibilidade do vice-governador ser candidato, mas, à revelia dessa decisão, Luciano e um grupo de apoiadores decidiu fazer o evento assim mesmo. 

O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (16), com a presença de poucas pessoas, em virtude da pandemia. No entanto, a própria direção do partido em Alagoas foi surpreendida já que os nomes indicados pela cúpula do MDB (o deputado estadual Ricardo Nezinho ou do empresário Daniel Barbosa) sequer foram citados como pré-candidatos ao cargo de prefeito de Arapiraca. 

Mesmo sem o apoio do governador Renan Filho, a convenção homologou Luciano Barbosa como candidato a prefeito de Arapiraca e Rute Pereira (irmã de Ricardo Nezinho) como candidata a vice. Cerca de vinte nomes foram confirmados como candidatos a vereador, além dos vereadores Léo Saturnino, Fábio Henrique e Rogério Nezinho que concorrerão à reeleição. 

“Existe uma nota da executiva estadual e estamos fazendo uma avaliação. É uma determinação do governador Renan Filho, que deu a palavra que o candidato não seria o vice-governador, em razão de algumas coisas que aconteceram nos últimos meses e vamos ver como vai ficar. Ele (Luciano) resolveu fazer. É uma questão pessoal dele”, disse um membro do partido que pediu sigilo. 

A ata da convenção do MDB foi enviada para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) na data limite para a realização das convenções municipais, no entanto, a executiva estadual é quem decidirá sobre o evento realizado à revelia do partido. Vale lembrar que o prazo para entrega do pedido de registro dos candidatos poderá ser efetuado até 26 de setembro de 2020.

O MDB divulgou na noite desta quarta-feira (16) uma nota sobre o impasse do diretório em Arapiraca. 

Leia a nota 

NOTA PÚBLICA 

O MDB de Alagoas se dirige ao povo alagoano, e em particular à população de Arapiraca, para expressar sua profunda decepção com a atitude irrefletida do Diretório Municipal do partido nesta cidade, que provocou o impasse atual. 

A consequência é que, pela primeira vez na história da legenda, o MDB, que já governou Arapiraca em diversos períodos desde os anos 1970, não deverá ter candidatos majoritários e proporcionais nas eleições locais em 2020.

Os membros do Diretório Municipal, ao se recusarem de forma intransigente a seguir as diretrizes emanadas dos diretórios Estadual e Nacional do MDB, romperam as relações democráticas e respeitosas entre as instâncias do partido, violaram o Estatuto da legenda e mancharam a própria história do MDB em Arapiraca e em todo o Estado de Alagoas. 

É deles, portanto, a responsabilidade pelo gravíssimo prejuízo político ao MDB e ao honrado povo arapiraquense, que deposita no partido esperanças de progresso e lamentavelmente corre o risco de ficar sem opção de voto. 

Não resta ao MDB de Alagoas, diante de tal afronta, outra providência estatutária senão a de encaminhar a dissolução do atual Diretório Municipal de Arapiraca, conforme autoriza a lei, para restabelecer a credibilidade e integridade do partido no município. 

Maceió, 16 de setembro de 2020 MDB ALAGOAS

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..