Partidos buscam candidatos a vice-prefeito em Arapiraca e MDB ainda está indefinido

15/09/2020 07:43 - Blog do Paulo Marcelo
Por Paulo Marcello
Image

A expressão: “Tem muito cacique pra pouco Índio”, pode definir o atual momento da política no segundo maior colégio eleitoral do Estado de Alagoas. Arapiraca aguarda pelas definições dos candidatos a VICE-PREFEITO nas chapas pré-anunciadas até agora. 

Dois partidos largaram na frente e definiram suas chapas majoritárias ‘Puro Sangue’, ou seja, com candidato a prefeito e vice da mesma legenda. O Patriota terá Cláudio Canuto e Abelardo Silva, enquanto o Cidadania homologou Hector Martins e Edson Cavalcante.

O Republicanos, da prefeita Fabiana Pessoa, anunciou que sua convenção será realizada nesta quarta-feira (16), último dia para as convenções. Qualquer nome que aparece como candidato a VICE, até agora, é mera especulação. Os mais cotados são Celso Pessoa (empresário), Gilvânia Barros (vereadora) ou Tarcizo Freire (deputado estadual); 

O PDT, do ex-governador Ronaldo Lessa, aposta no ex-deputado Cícero Valentim. A mais cotada para ser VICE é a esposa, Valquíria Valentim (PV), suplente de deputado estadual e que nas eleições de 2018 obteve 9.910 votos, sendo mais de 7 mil em Arapiraca. Mas o ex-parlamentar pode compor a chapa ao lado do deputado estadual Tarcizo Freire. A convenção dos pedetistas também será nesta quarta-feira (16). 

O Progressistas (PP) pretende realizar sua convenção na manhã desta quarta-feira (16) na sede do partido e deve anunciar o nome do deputado estadual Tarcizo Freire como candidato a prefeito. Tarcizo também estaria cotado para ser o VICE na chapa da atual prefeita, mas um correligionário garantiu que Freire será cabeça de chapa e que pode fechar com Cícero Valentim para o cargo de VICE. 

O Solidariedade, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado Marcelo Victor, confirma que a vereadora Gilvânia Barros será homologada como candidata a prefeita, na convenção municipal marcada para esta quarta-feira (16), mas o nome do VICE não foi revelado, podendo haver uma composição com outro vereador ou com a comerciante Valquiria Valentim, esposa do ex-deputado Cicero Valentim. 

O PROS conta com cinco vereadores de mandato e, para as eleições de novembro, ainda não está descartada a hipótese de o partido ter candidato próprio à sucessão municipal. A convenção está marcada para esta quarta-feira (16), às 18 horas, na sede do Poder Legislativo Municipal, no bairro Santa Edwiges. 

O MDB é puro mistério e disputa interna. O deputado estadual Ricardo Nezinho é o preferido do governador Renan Filho, mas o vice-governador Luciano Barbosa bateu o pé e até já mandou confeccionar os adesivos com seu nome e número do partido (15). A convenção estava agendada para esta terça-feira (15), mas a executiva estadual resolveu adiar para quarta-feira (16). É o único partido que ainda não sabe (ou finge) quem será seu candidato a prefeito. 

Já para VICE o MDB tem vários nomes cogitados entre eles o ex-secretário de Interiorização do Governo, Josenildo Souza; o ex-vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes; o vereador Rogério Nezinho e Daniel Barbosa, filho do vice-governador Luciano Barbosa. 

O calendário eleitoral para as Eleições Municipais de 2020 definiu que os partidos têm até o dia 16 de setembro, quarta-feira, para realizar as convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. O próximo passo a ser cumprido é o registro das candidaturas, que pode ser feito até o dia 26 de setembro. 

Depois disso, a população já poderá conhecer aqueles que vão disputar o pleito nos municípios e conhecer suas propostas ou promessas de campanha. Até lá muita coisa pode acontecer, ou nada. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..