Após acordo com família Nezinho, Luciano Barbosa será anunciado como candidato a prefeito de Arapiraca

15/09/2020 13:00 - Blog do Paulo Marcelo
Por redação
Image

Demorou, mas as indefinições do MDB acabaram na manhã desta terça-feira (15), em Arapiraca. O partido do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho vai homologar seus candidatos a prefeito, vice e vereadores durante o evento logo mais às 17h quando será anunciado que o vice-governador Luciano Barbosa será candidato a prefeito, tendo como vice Rute Pereira, irmã do deputado estadual Ricardo Nezinho. 

O impasse do MDB, entre Luciano e o deputado Nezinho, durou meses. A convenção chegou a ser anunciada para esta quarta-feira (16), depois antecipada para hoje e quase foi levada de volta para o dia seguinte, mas o martelo foi batido e os nomes foram confirmados pelo diretório municipal da legenda. 

Com a definição de Luciano Barbosa como cabeça de chapa, coube ao deputado Ricardo Nezinho, que também tinha interesse em se candidatar a prefeito, indicar o nome do vice. Após reunião em família, os Nezinhos optaram por Rute Pereira, ex-secretária de Administração da segunda gestão de Célia Rocha como prefeita de Arapiraca (2001-2004). Atualmente está à frente da comunidade acolhedora Casa Dona Paula, uma entidade terapêutica sem fins lucrativos que abriga dependentes de álcool e doutras drogas. 

Luciano Barbosa (62) é engenheiro civil com mestrado em Economia pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Foi secretário municipal de Educação no governo Severino Leão (1993/1996), secretário de Finanças e de Saúde na gestão de Célia Rocha (1997/2004), secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração do governo de Divaldo Suruagy (1995/97) e secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça na gestão do senador Renan Calheiros, em 1999. 

Luciano esteve à frente do ministério da Integração Nacional, de 5 de junho de 2002 a 1 de janeiro de 2003, quando foi sucedido por Ciro Gomes. Foi prefeito de Arapiraca por dois mandatos (2005-2012). Em 2015, tornou-se vice-governador de Alagoas em chapa com Renan Filho (MDB). Nas eleições de 2018, se reelegeu para o cargo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..