Eleições 2020 podem ocorrer em dezembro por conta da pandemia

04/08/2020 08:03 - Blog do Paulo Marcelo
Por Paulo Marcello
Image

As eleições municipais de 2020 foram adiadas para os dias 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turnos), mas podem ocorrer em outras datas, até o final deste ano, quando se tratar de um Estado cujas condições sanitárias não permitam a realização do pleito nas datas previstas. A definição de novos dias para as eleições caberá ao Congresso Nacional, após parecer da Comissão Mista da covid-19.

Mas o adiamento do pleito eleitoral ainda é motivo de muita discussão no Congresso Nacional. Alguns senadores entendem que não há necessidade de adiar as eleições por acreditarem em uma queda no número de casos de contaminados pelo coronavírus até outubro. Já outros, como Rogério Carvalho (PT-SE), Soraya Thronicke (PSL-MS) e Rose de Freitas (Podemos-ES) sugeriram que a votação seja adiada para dezembro.

Ciro Nogueira (PP-PI), Álvaro Dias (Podemos-PR) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), entre outros, defenderam a suspensão das eleições deste ano e a prorrogação dos atuais mandatos para coincidência de pleitos em 2022.  

Com a previsão das eleições ainda para este ano, fica garantido o período dos atuais mandatos. A data da posse dos eleitos também permanece inalterada. Prefeito, vice-prefeito e vereadores têm mandato de quatro anos e tomam posse em 1º de janeiro.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..