Contra todos os tipos de abuso de autoridade – e contra qualquer “bandido de estimação”

04/01/2020 01:10 - Blog do Celio Gomes
Por Redação
Image

A entrada em vigor da assim chamada Lei de abuso de autoridade parece provocar um terremoto nos meios políticos e jurídicos. Haverá uma guerra no STF. Mais uma vez, os juízes devem julgar ações que contestam a constitucionalidade de iniciativas do Legislativo ou do Executivo. Pelo texto aprovado, um rosário de eventuais falhas agora é crime e pode resultar em multa e prisão para o infrator. E os infratores em potencial estão – na forma da lei – nas polícias, no Ministério Público e no Judiciário.

Serão punidos, por exemplo, aberrações com a condução coercitiva, invasões sem mandado judicial, a pressão para o depoimento de quem já afirmou que ficará em silêncio etc. O juiz que negar habeas corpus, mesmo com motivo incontestável para fazê-lo, também está sujeito à cadeia. São dezenas de situações que por certo ocorrem sem que os pais do delito paguem por isso. É o que muda.

Ataca-se a nova lei porque haveria suposta “criminalização” de investigações e, sobretudo, do combate à corrupção. É o mesmo que se diz quando fanáticos da Lava Jato reagem a críticas aos crimes vistos na operação. Nem era necessário, mas o que se descobriu com as gravações reveladas pelo The Intercept é uma fraude moral e intelectual. Então que haja formas de barrar esses abusos.

O ato do promotor Adriano Jorge de Barros Lima é um caso à parte. Ao disparar oito vezes numa caixa de som, irritado com o barulho festivo na noite de 31 de dezembro, em Maceió, o doutor não estava a trabalho. Sua investida armada não tem a ver com nenhuma ação investigativa. Mas a presepada não deixa de caracterizar um típico exemplo de abusivo uso do cargo público. É algo recorrente no país.

Não está claro, até agora, se haverá consequências no âmbito policial para o promotor. A queixa foi registrada pelas vítimas do gesto tresloucado do valente representante da lei. O Ministério Público Estadual anunciou timidamente um procedimento interno para apurar a conduta de seu integrante.

Há um mal-estar entre os doutores de toga. Natural. Controle da atividade dos membros do MP não chega a ser realidade pra valer. O Conselho Nacional da categoria age mais como esfera de arrumação que costuma abafar as denúncias sobre desvios da turma. Punição, nunca!

É que um de nossos males é o tal corporativismo. Vale para todos os lados da vida brasileira, no Estado e nos negócios privados. Embora nos dois polos o delito seja igualmente grave, perversão mesmo é quando as traquinagens corroem, por exemplo, o processo legal. É o passo para o abismo.

Policiais, promotores e juízes com carta branca para tudo? Não dá. Isso jamais resultará em desfecho saudável de qualquer investigação. O que prevalece nessas situações, logo de saída, é a sabotagem das garantias individuais e do direito à defesa. Advogado vive de “showzinho”, diria Sergio Moro.

Quanto mais poder ao Estado, menos espaço para o exercício da liberdade do sujeito. E temos de ver uma manada de analfabetos políticos “cobrando” a aplicação da força bruta para a manutenção da ordem e na defesa de “valores da família”. Segundo o Datafolha, em 2019 caiu o apoio à democracia.

Faz todo o sentido. Bolsonaro e seus acólitos gastam o tempo com declarações de apoio a torturadores e a regimes de exceção. Passam a vida espalhando patifarias autoritárias em palavrório nas redes sociais. Num ambiente e num clima contaminados por tais “princípios”, a treva se impõe.

Como se vê, misturo aqui diferentes modos de abuso de autoridade. O que está na nova lei contempla, é claro, exclusivamente ações no exercício do trabalho do servidor público. Seja coronel, delegado da Polícia Federal, procurador ou desembargador, todos devem seguir regras.

Mas por que a barulhenta resistência dessas autoridades? Não gostam tanto de aplicar o rigor dos códigos contra Deus e o mundo? Como está naquela propaganda cinematográfica, a lei não vale para todos? É a velha história: contra os outros, a força da Justiça. Em casa, aí não, esqueça!

Se alguns doutores saem atirando a esmo sempre que estão irritados com o vizinho, devem ser punidos. Se um juiz se mete a forjar meios para perseguir o réu, também precisa ser barrado pela legislação. Não parece óbvio? Ou alguém aí defende que adotemos “bandido de estimação”?

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..