Bolsonaro e Silvio Santos (o cara do baú)

07/11/2018 14:56 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Os saudosistas da ditadura militar adoraram. Historicamente sintonizado com os donos do poder de plantão, Silvio Santos conseguiu, como só ele conseguiria, descer ao ponto mais baixo para bajular o presidente eleito Jair Bolsonaro. O SBT, a televisão do homem do baú, acaba de lançar uma campanha de exaltação aos valores da pátria. As peças trazem o slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

Depois de um bombardeio de críticas pela internet, o SBT tirou do ar a propaganda com o famigerado slogan – que foi criado no governo Médici, na fase mais cruel do regime instalado em 1964. A ideia criminosa do mascate televisivo ficou no ar menos de um dia. Mas a campanha do SBT em defesa do “Brasil grande” continua, com outras vinhetas que têm o mesmo espírito da coisa.

Silvio Santos ganhou sua TV no governo do general João Batista Figueiredo, a quem ele não cansava de homenagear com demonstrações da mais nojenta subserviência. Portanto, a reedição do slogan dos tempos das trevas está de acordo com a trajetória do maior animador de auditório do país. Ele sente de longe o cheiro da grana pra irrigar os cofres de sua empresa. Radar de oportunidade.

Vamos lembrar que, nos ataques que fez à Folha de S. Paulo, Bolsonaro disse que a verba publicitária será distribuída apenas para a imprensa amiga, o famoso jornalismo chapa branca. É a lógica desse estadista. Aí, muito espertamente e sem qualquer vergonha na cara, Silvio se antecipou para deixar bem claro ao futuro presidente que pode contar com o SBT. Pior que isso é impossível.

Como vocês sabem, as peças da campanha de exaltação ao patriotismo no SBT podem ser conferidas nos sites de notícia. A iniciativa usa também a trilha sonora que era marca registrada dos golpistas de 64. “Pra frente Brasil” é a musiquinha mais conhecida do velho repertório.

Vamos lembrar ainda que Bolsonaro já defendeu que seu sonho é que o Brasil volte a ser o que era “quarenta ou cinquenta anos atrás”. Mais uma vez, Silvio se antecipa e nem espera a posse do capitão da tortura: ao menos na adesão governista, a TV do apresentador já fez a viagem no tempo.

Sobre o slogan de péssimas lembranças aos brasileiros decentes, a assessoria do SBT teve a coragem de “esclarecer” que ninguém por lá fazia ideia de que a frase tinha sido usada pelo marginal Garrastazu Médici. Aí é demais! Está claro que ocorreu exatamente contrário. Foi deliberado.

Sabemos que a rede do “bispo” Macedo, a Record TV, é mais governista que o governo. Sabemos que a Globo embarcou no governo de Paulo Guedes e Sergio Moro. Para dizer o óbvio, jamais espere jornalismo crítico no mundo televisivo. Isso é tão ficcional quanto uma “nova direita alagoana”.

E esta é a nova era na qual acabamos de cair com a eleição de Jair Bolsonaro para presidente da República. E veja que o circo está ainda no começo. A cortina para o espetáculo principal será aberta em primeiro de janeiro. Talvez seja o caso de nosso estadista tomar posse no programa Silvio Santos.

Os dois poderiam participar de uma maratona como aquelas em que Silvio joga aviõezinhos fabricados com cédulas de real. Mas é Bolsonaro que solta o velho bordão: “Quem quer dinheirooo?!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..