O treinador Tite no Jornal Nacional

14/05/2018 22:28 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

A história se repete. Numa “deferência” à Rede Globo, o treinador Tite foi ao estúdio do Jornal Nacional para uma entrevista exclusiva. Horas depois da convocação final dos 23 jogadores, ao vivo, o técnico da seleção brasileira falou para Willian Bonner e Renata Vasconcelos. É o mesmo tipo de movimento que outros já fizeram em anos anteriores. É a Globo surfando na maré alta que embala o time brasileiro desde que Tite assumiu o comando. Um oba-oba que pode acabar mal.

 

Quem deve ter pensado algo bem particular sobre a entrevista, suponho, foi o técnico Luiz Felipe Scolari. Há duas semanas, Felipão conversou com o jornalista André Henning, no canal Esporte Interativo. A certa altura, ao falar dos 7 a 1 da Alemanha na Copa de 2014, o treinador revelou que não dá entrevista à Globo enquanto o “todo-poderoso” estiver na emissora. Sim, ele se referia ao insuportável Galvão Bueno. Para o técnico, o narrador agiu com leviandade e arrogância.

 

Segundo Felipão, após a derrota para os alemães, Galvão “passou dez minutos na TV” apontando o dedo para o “grande culpado”. Jogou a torcida contra ele, segundo suas palavras. É verdade. Mas Felipão poderia ter lembrado também que, durante toda a Copa, a Globo e Galvão não passaram um minuto sem bajular o treinador – que depois seria massacrado pela mesma voz que antes o exaltava como gênio. Não há nada de anormal nesse comportamento; é a marca registrada por ali.

 

Até o dia do vexame, a Globo não via problemas com o trabalho de Scolari. Galvão, em especial, é insuperável na arte de opinar de acordo com a conveniência e os próprios interesses. Rasteja por qualquer astro, mas, ao primeiro sinal de problema, veste a fantasia de crítico indignado e aciona a máquina de moer reputações. É o que há de mais cretino e desonesto nesse falso jornalismo.

 

Parreira, Zagalo e Dunga conheceram o jogo sujo: num dia aparecem em reportagens como sábios absolutos; no outro viram a escória do país e são linchados para uma audiência de “cem milhões de uns”. Após campanha irretocável nas Eliminatórias, Tite conhece o céu global. Nesta noite de segunda-feira, segundo Bonner, o treinador inaugurou o novo estúdio do JN como entrevistado.

 

Tratado até como um pensador, desses que vendem balelas motivacionais, Tite deve saber que com Galvão Bueno e o padrão Globo de jornalismo não se brinca. Não pode se enganar com as homenagens de agora. Amanhã, uma bola fora, e será escorraçado. Perguntem ao Felipão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..