Cinco ideias sem propósito

11/05/2018 20:59 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Matadores. A ditadura militar brasileira matava “subversivos perigosos” com o aval direto do presidente Ernesto Geisel. É o que revela documento secreto da CIA, tornado público agora, para espanto geral. Que é espantoso, realmente é, mas não pode surpreender ninguém. Tranquilos devem estar os dementes que rezam a Jesus por um valentão para dar um jeito no Brasil.  

 

Matrioska. Daniel Alves está fora da Copa. Aos 35 anos de idade, o futebol do atleta é mais espuma que realidade em campo. Sem dúvida, um desfalque de peso para os momentos de presepada com Neymar nas redes sociais. Para o time, não fará falta. Não será por causa da ausência de um lateral decadente que a seleção vai dançar na Rússia. Deve dançar por outras razões. Vamos torcer.

 

Inocentes. Bolsonaro reclama de fake news. Michel Temer reclama de fake news. Michel Teló reclama de fake news. Luiz Fux reclama de fake news. O treinador do Flamengo reclama de fake news. A torcida do Flamengo reclama de fake news... Posar de vítima de fake news é a novíssima fórmula para o sujeito justificar qualquer lambança. Grave mesmo é o jornalismo levar isso a sério.

 

Desbunde. Quando, em 1988, li o livro 1968 – O ano que não terminou, não imaginava que, três décadas depois, a obra de Zuenir Ventura seria considerada um “clássico” no Brasil. O veredito é um exagero e tanto. E não tenho simpatia por essas mistificações que exaltam épocas e supostos heroísmos. E é justamente o que mais vejo nas festivas reportagens sobre a efeméride.

 

Tempero. Houve um tempo em que a imprensa publicava receitas de culinária como protesto. Era uma forma de denunciar a censura. Naquele tempo, ninguém imaginava que a imprensa elevaria prato de comida à condição de alta cultura e distinção intelectual. Coisinhas do mundo gourmet provocam verdadeiro transe em mocinhas e rapazes pelas redações afora. Não sei... Sou meio tosco.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..