Com o prazo para o alistamento eleitoral terminando na próxima quarta-feira (09), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) continua alertando aos eleitores para que façam, além do alistamento eleitoral, transferência de domicílio ou qualquer alteração no cadastro da Justiça Eleitoral. Segundo o presidente do TRE, José Carlos Malta Marques, há uma expectativa de que o número de eleitores cresça em uma média de 3% este ano, em Alagoas, mas nem chegou a 1% ainda.
Segundo o presidente, durante uma coletiva a imprensa na manhã desta sexta-feira (04), são esperados 50 mil novos eleitores em Alagoas, mas apenas 19,3 mil foram deferidos.
O desembargador também informou que o prazo não terá prorrogação e enfatizou que caso o eleitor não resolva as pendências, ele não poderá votar. “O eleitor que não vota, fica com restrições. Caso ele precise do título vai pagar multa no valor de R$ 3,50. Somente após 10 dias do segundo turno é que o eleitor pode pegar o documento”, disse.
Até o dia 09 de maio, os eleitores poderão fazer seu alistamento – lembrando que os jovens que completam 18 anos até o dia 07 de outubro são obrigados a votar nesta eleição -, transferir seu domicílio eleitoral, requerer a inclusão do nome social e alteração do gênero, solicitar para votar em seções especiais (para pessoas com dificuldade de locomoção ou deficiências) e fazer alterações cadastrais. Após esta data, os cartórios e centrais de atendimento apenas emitirão segundas vias dos títulos e farão a impressão das guias de pagamento de multas.
O atendimento em todos os cartórios eleitorais de Alagoas até o dia 09 de maio será das 7h30 às 13h30 (mesmo horário do Fórum Eleitoral de Maceió). Nas centrais de atendimento do Parque Shopping e do Maceió Shopping é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.