Espetáculo de projeção audiovisual e show marcam chegada do gasoduto Penedo – Arapiraca

06/04/2018 21:41 - Click Due
Por Lourdes Rizzatto & Silvestre Rizzatto
Image

 

A noite de homenagens à arte e a cultura da capital metropolitana do agreste tornou a fachada da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho em um enorme “telão ao ar livre”, na quinta (05). A apresentação da cantora Millane Hora também fez parte da programação cultural organizada pela Algás e Governo do Estado, para encerrar o dia de atividades voltado às comemorações da chegada do gasoduto Penedo – Arapiraca.

 

 

O espetáculo de projeção audiovisual mapeada, assinado pelo projeto “Narrativas em Movimento” (Agência Núcleo Zero), reverenciou o artista plástico Marcondes Macedo, o mestre de coco de roda Nelson Rosa, o folclorista Zezito Guedes, a cantora Wilma Araújo, o violonista Fernando Melo (Duo Fel), o músico Hermeto Pascoal, o artista plástico mestre Zezinho, a Banda Mopho, e o gigante ASA.

 

 

Imagens do nosso acervo pessoal de pesquisa sobre manifestações culturais de Arapiraca também fizeram parte das imagens projetadas e ganharam um tom especial ao som das cantigas de trabalho nas vozes de mestre Nelson Rosa e das Destaladeiras de Fumo. Pura emoção para nós que procuramos, desde 2006, conhecer e divulgar a cultura arapiraquense.

 

 

A noite cultural, no Largo Dom Fernando Gomes, foi encerrada no palco montado ao lado da Concatedral com um belo show da cantora arapiraquense Millane Hora. O espetáculo de projeções que acompanhou o show abrilhantou ainda mais a noite dedicada aos moradores da maior cidade do interior de Alagoas.

 

Algás - Programação/Arapiraca

 

A programação realizada em Arapiraca, na quinta (05), foi iniciada no período da manhã com apresentação do processo e conclusão da obra do gasoduto, no Teatro do Sesi. A programação prosseguiu no bairro Itapuã para solenidade na Estação da Algás, com a presença do governador Renan Filho, do prefeito Rogério Teófilo, autoridades da Algás, lideranças políticas e empresários locais para o desenlace da fita inaugural do gasoduto. No período noturno ações culturais foram realizadas no Largo Dom Fernando Gomes.

 

O gasoduto Penedo-Arapiraca tem extensão de 67 km e conta com investimento de R$ 36 milhões de recursos próprios da Algás. O equipamento distribuirá o gás natural a partir da estação da Companhia em Penedo até a estação da cidade de Arapiraca, passando por outros municípios como Igreja Nova e São Sebastião. (Fonte: Agência Alagoas)

 

 

Narrativas em Movimento 


Realizado pelo estúdio de criação Núcleo Zero, o projeto Narrativas em Movimento foi contemplado em edital do “Prêmio Rumos Itaú Cultural (2015-2016)”, um dos principais programas de fomento à cultura do país, para realizar espetáculos de projeção mapeada em seis cidades históricas do interior de Alagoas. A proposta é a criação de vídeos sobre diversos aspectos como lendas regionais e memórias familiares das pessoas locais. Os conteúdos foram projetados em prédios históricos e nos espaços públicos mais representativos para a comunidade, fortalecendo a visão do alagoano em relação à sua terra e sua riqueza cultural.


Após a conclusão do projeto contemplado no Rumos, o Narrativas segue firmando novas parcerias para levar sua caravana de luzes, sons e histórias a outras localidades de Alagoas e do Brasil.

Fonte: https://www.facebook.com/narrativasemmovimento/

 

 

 

Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..