Tiros contra Lula

29/03/2018 03:54 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Enquanto eu escrevia o texto sobre as pedradas em cima de Lula, postado aos 11 minutos desta terça-feira (27), a caravana do ex-presidente era alvejada por tiros numa estrada do interior do Paraná. Dois ônibus foram atingidos. Ou seja, a coisa vai piorando a cada hora. Se as pedras arremessadas contra esse maldito petista fazem os “indignados com a corrupção” babarem de felicidade, a balas devem levá-los a prazeres indescritíveis. E um bocado de cretinos ainda faz piada com o caso.

 

As manifestações de antipetistas mostram como a rapaziada perdeu a noção da realidade. Basicamente, a reação insana se expressa em dois pontos. A primeira cretinice é acusar o próprio PT pelo atentado; a segunda é ironizar a vítima da agressão, numa inacreditável celebração pelo ato criminoso. Em bizarra tentativa de parecer imparciais, dizem alguns notórios da direita militante: “Toda violência é condenável, mas...”. Nunca uma simples ressalva foi tão repulsiva.

 

Não posso deixar também de anotar um detalhe espantoso: muitos que tratam o episódio com desprezo à integridade de Lula – o que equivale a desprezar a vida do outro –, se vendem como seguidores fiéis do cristianismo. Lamentável constatar que é uma velha combinação de fanatismo religioso com ódio pelo semelhante. Ora, a lógica é que fosse exatamente o contrário. Onde aprenderam essa estranha filosofia existencial? Pelo visto, tem fiel rezando na bíblia do capeta.

 

A adesão a princípios políticos não é sinônimo de cega militância. Mas é precisamente isso o que mais se vê entre vozes que adotaram em tempo integral o esporte de “combater” a esquerda. É claro que, em grande medida, a histeria de supostos liberais ou conservadores é apenas a expressão de ignorância ou puro oportunismo político. Quem se ajoelha a uma cartilha ideológica de modo incondicional perde a autonomia de pensamento. E acaba virando um pateta – às vezes perigoso.

 

Não é um acidente, portanto, que uma porcaria como Jair Bolsonaro exerça tamanho poder de sedução sobre dublês de pensadores e militantes de direita. Que onda é essa? Uma das coisas mais patéticas é o sujeito que se diz leitor de obras profundas e, ao mesmo tempo, defende as “ideias” bolsonaristas. E essa tara pela liberação de armas para todo mundo? Essas cabecinhas ocas não têm coisa melhor para defender? Isso não tem nada de ideologia, amigo. É só estupidez.  

 

Quem perde tempo com a leitura deste blog sabe que a esquerda não é propriamente alvo de elogios por aqui. Pelo contrário. Como já escrevi, não contem comigo para coletivos, manifestos e coisas do tipo. Ocorre que, para mim, esse princípio vale para qualquer seita, estejam seus gurus à direita ou no lado oposto. Planejados pela internet, como se viu, os tiros contra o ex-presidente Lula são a expressão da barbárie, da lei da selva. Mas, tragicamente, os bárbaros estão à solta.

 

Gostem ou não ideólogos de qualquer vertente, Luiz Inácio Lula da Silva é um dos personagens mais importantes da vida brasileira – no século 20, e até agora, talvez o maior de todos. Sua trajetória e seu legado deram ao Brasil uma perspectiva e uma dimensão jamais alcançadas em nenhuma outra fase de nossa história. A ideia fixa de destruí-lo a todo custo chega a ser algo doentio. Se é verdade que nada é tão ruim que não possa piorar, os pistoleiros devem estar aprimorando a pontaria.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..