Bolsonaristas na Câmara dos Deputados perderam qualquer resquício de vergonha na cara. Nesta quinta-feira, apareceu a primeira versão de um projeto para anistiar golpistas de todos os tipos. O texto, revelado pelo jornal O Globo, não é apenas um lixo. A peça parece ter sido elaborada pelo escritório de uma facção do crime organizado. Se isso for adiante – o que não acredito –, Congresso e Judiciário teriam de fechar as portas.
O parlamento deveria fechar porque, depois de produzir tamanha delinquência, não teria condições de propor mais nada ao país. No caso de continuar aberto, teria de mudar de nome para Congresso da Gandaia Nacional. Já o Poder Judiciário cerraria as portas não por cumplicidade, mas porque, sequestrado pela política, teria autoridade zero.
O detalhe mais sujo do texto que veio das sombras já garantiu um lugar na História. Pelo projeto, serão anistiados todos os criminosos de hoje, de ontem e de amanhã. Sim, a vagabundagem parlamentar reescreve um preceito elementar do direito – e dá anistia até aos crimes do futuro. É o que está escrito, letra por letra, na peça escandalosa. Vejam:
“Fica concedida anistia a todos aqueles que, no período compreendido entre 14 de março de 2019 e a data de entrada em vigor desta lei, tenham sido ou estejam sendo ou, ainda, eventualmente, possam vir a ser investigados, processados ou condenados”.
O bolsonarismo nunca teve como causas a defesa da ética na política, os valores da família ou o combate à criminalidade. Tudo isso sempre foi papo furado de farsantes para um projeto de poder. Anistia para bandidos do futuro!!! O que pensam sobre isso xerifes que se elegeram com o discurso de “enfrentar marginais que infernizam o país”?
A proposta que subverte os pilares da ciência universal do direito tem como finalidade exclusiva livrar Bolsonaro. Ele seria perdoado de todos os crimes, incluindo os que resultaram em sua inelegibilidade. O Congresso Nacional projeta sua própria desonra.
Se o projeto for aprovado no Congresso, o presidente Lula veta. Se os quadrilheiros derrubarem o veto, o STF levará a porcaria à lata do lixo – porque tudo ali viola a Constituição. Nunca o Poder Judiciário foi tão essencial na defesa da democracia.
7 de setembro. Nessa marcha rumo ao precipício, trambiqueiros da política alagoana convocam mais uma manifestação para defender os criminosos e atacar as instituições do país. Todos embrulhados na bandeira do patriotismo do interesse particular.