Confirmado. Os alagoanos também podem fazer o curso criado pela Universidade de Brasília sobre o processo que resultou no impeachment da presidente Dilma Rousseff. O título do curso prova como a militância de esquerda controla o ambiente universitário no país: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil. A iniciativa por aqui é da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
No dia primeiro deste mês, escrevi sobre essa novidade brasileira. No texto, dei como certo que a ideia parida na UnB fatalmente seria adotada por nossos intelectuais que tanto produzem nas instituições públicas de ensino superior. Por enquanto, não tenho notícia sobre a Universidade Federal de Alagoas, outro reduto sagrado de diletantes a serviço do PT e auxiliares.
A turma da Uneal foi mais ágil. O curso será ofertado a partir do dia 5 de abril e terá duração de dois meses. Segundo informa o site da universidade, as sessões de doutrinação ideológica vão ocorrer entre 19h e 22h, no campus I, localizado em Arapiraca. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site. O credenciamento será realizado no primeiro dia das aulas.
No espaço para as inscrições, você encontra esta explicação sobre a essência da coisa: “O curso tem como objetivo analisar o processo político que culminou com o golpe que afastou a presidenta Dilma Rousseff e suas consequências para o país e em particular, para os setores mais pobres da população”. Vejam que o idioma corrente por lá adotou a grafia presidenta.
Não sei como anda o nível de produção de conhecimento em nossa universidade estadual. Sei que até um dia desses havia uma guerra política entre reitoria e oposição. O reitor Jairo Campos da Costa é um engajado militante de causas sociais. Numa entrevista que concedeu recentemente, cogitou disputar as eleições deste ano, talvez como candidato a deputado estadual.
A propósito, a profunda bibliografia do curso, segundo o que se viu na UnB, tem textos da revista Carta Capital e de sites alinhados ao petismo e à esquerda em geral. Sem dúvida, vamos aprender bastante sobre a realidade brasileira com essas obras-primas do pensamento universal.