Exercitando o "pensar"

10/07/2017 14:44 - Blog da Claudia Petuba
Por Redação

Sem rótulos e fronteiras, este espaço será utilizado para exercitar um pouco o pensamento crítico, tentando ir além do senso comum e do politicamente correto.

As pessoas se relacionam de diversas formas, seja com objetivo pessoal, econômico, político, científico... tamanho é o número de suas possibilidades que o direito apenas as exemplificou, frente a impossibilidade de esgotar todas as possibilidades de relacionamento. Partindo desta premissa, para analisarmos alguns fenômenos com o objetivo de se chegar numa conclusão, não podemos partir de um campo de análise limitado com algumas dicotomias e conceitos predefinidos. Os conceitos já existentes não precisam ser rasgados, mas limitar o comportamento humano como certo ou errado, bom ou ruim, enquadrando-se no campo A ou B é insuficiente.

Na política então, onde o comportamento humano entra no reino da complexidade, as possibilidades de alianças e articulações são igualmente inúmeras, além das infindáveis análises conjunturais (como dizia Magalhães Pinto, política é igual à nuvem, você olha e está de um jeito, olha de novo e ela já muda); por que resumir as disputas políticas recentes no nosso país à "petralhas" versus "coxinhas", "golpistas" e "não golpistas"? O debate político feito em águas rasas e com o estabelecimento de duas classificações atrofia a capacidade brasileira de pensar de forma crítica. Exemplifico com este fato da política contemporânea brasileira, mas se estende a todos os outros, sejam eles locais ou internacionais.

Já faz um tempo que abandonei as verdades absolutas, gosto de tentar entender as exceções e questões relativas. Mais uma vez, isso não significa que cada um não possa ter seus valores e conceitos, apenas que eles provavelmente não respondam tudo. Não gosto muito de respostas prontas, imutáveis e "verdade absoluta", prefiro desconstruir falsas polêmicas e dicotomias.

Vamos exercitar o pensar!?!"

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..