Cozinha intuitiva

13/04/2016 09:55 - Cozinha Intuitiva
Por Rodrigo Aragão

Nesse blog, trocaremos ideias e experiências sobre as receitas simples e saborosas, a relação da alimentação com as ciências sociais e dicas de lugares para comer e beber.

Os seres humanos, ao longo dos anos, transformaram a alimentação em muito mais do que uma necessidade básica. As atividades sociais estão sempre permeadas por comida. Seja o jantar de negócios ou de comemoração, o picolé durante o passeio ou até mesmo o cafezinho no intervalo do trabalho. A comida nos cerca. E o ato de preparar o alimento e de se alimentar merece atenção especial.

Porém, ao passo em que as pessoas estão cozinhando menos, devido à nova dinâmica de trabalho, estudo etc., a cozinha chama mais atenção. O aparecimento crescente de realitys shows, páginas nas redes sociais, canais no YouTube dedicados inteiramente a gastronomia, prova que a cozinha ganhou status de arte e o cozinheiro de super star.

Esse fato não chega a ser contraditório, pois torna espetáculo o que não nos é mais tão comum. O brasileiro vem diminuindo suas horas diárias à beira do fogão e substituindo o ato de cozinhar pelas comidas rápidas como enlatados, congelados e frituras.

O surgimento dos enlatados, pós segunda guerra mundial, e do fastfood, nos anos 80, inundou a sociedade de soluções alimentares rápidas e práticas, mas nos trouxe sérios problemas como obesidade e doenças crônicas. Por isso é tão importante voltar para o preparo dos alimentos, conhecer os produtos que consumimos, pedir as receitas da vovó; como dizem os nutricionistas, planejar nossa alimentação assim como planejamos as outras atividades e preferir o artesanal ao pronto, o fresco ao enlatado.

Espero que gostem.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..