Pra muita gente o Facebook não serve pra nada, é simplesmente perda de tempo. Concordo, em parte. Há o que aproveitar, desde que saibas utilizá-lo como fonte de informação, por exemplo. É claro que há muita coisa que a gente joga no lixo, outras não, de jeito nenhum.

Pois bem, nesta manhã de quarta-feira (18) fico sabendo pelo Face do falecimento de Zé Doido, lá em Mata Grande. Quando eu era pequeno, bem pequeno, Zé era imenso, alto e forte, destemido. Assim é o mundo quando somos pequenos: Quase tudo é grande, até gigante.

Criança,  comecei a ver que o mundo era maior do que o meu pelas telas do cinema de seu Jarí e que havia muita coisa para descobrir, ver e viver. As aventuras de Tarzan e Jane me encantavam. Daí eu tinha inveja de Zé Doido. Todos os dias ele passava em frente a minha casa para ir se encontrar com Tarzan e Jane no sítio de seu Vida, o Ripitete, logo no final da rua, com mangueiras imensas, gigantes.

Eu não entendia como os dois personagens estavam na tela de cinema e depois um Zé Doido iria ter com eles para, em seguida, nos contar como foi o encontro.

Zé acreditava naquele mundo de fantasia que ele vivia. Pra ele era real. É claro que alguns rapazes mais velhos eram perversos, em alguns momentos, com Zé Doido. E aquilo o magoava e o deixava irritado. Era só duvidar da sua convivência com Tarzan, Jane e a macaca Chita que Zé Doido endoidava mesmo.

Houve um tempo, bem menino, que também pensei ser Tarzan e que havia uma Jane tão bonita quanto à do cinema. Tentei imitar a força do Tarzan e o seu grito de guerra arremessando lanças contra inimigos fantasiosos. Descobri, com tristeza, que não tinha a força do herói ao arremessar umas varas que eu retirava da cerca do quintal lá de casa para funcionarem como lanças.

 Nem as varas arremessadas iam tão longe, nem acertavam os supostos inimigos – as galinhas do quintal lá de casa. Só os meus dedos ficavam machucados por pequenos pedaços da vara que penetravam na pele. O coração ficava entristecido pela constatação de que eu não era nem tinha a força do herói Tarzan. A vergonha era ainda maior quando o meu grito era visto por algum curioso escondido nas moitas.

Desisti de ser Tarzan. Descobri que aquele mundo não era real. Mas para Zé Doido aquele mundo era mais do que verdadeiro. Era seu e encantado.

Assim, Zé Doido é daquelas figuras que vai estar sempre na mente da gente povoada por fantasias e descobertas da infância e adolescência. Dos sítios a serem desbravados com suas árvores imensas. Ladeiras e descidas a serem superadas. Cavalos pra serem montados no couro, carneiros a serem derrubados na terra pelas pontas e meninas adolescentes a serem conquistadas apenas pelo olhar. Enfim, da superação do medo do desconhecido e da coragem de enfrentar o novo, sempre.

Zé Doido era amigo de Tarzan e Jane e enfrentava as feras da sua fértil imaginação. O tempo está passando. É vida que vem e vida que vai, sempre. Só a lembrança fica, sempre.

Zé Doido se foi. Mas quem nunca foi, nem é, um pouco Zé Doido?

Abaixo, alguns comentários retirados do Facebook:

Alba Vilar - Hoje Mata Grande amanheceu em Luto: É com muita tristeza que comunico aos amigos o falecimento de" José Severino dos Santos" o querido" Zezinho ou Zé Doido" como era conhecido. Criado na casa do meu Avô seu Vida, Amado e Querido por todos, todos os Matagrandenses tem uma historia p/ contar sobre ele... vai deixar saudades..... Zezinho vai com Deus !!!!! o Céu hoje vai rir com suas historias !!! E que os anjos te receba com carinho !!!!!! Saudades...... saudades..... Sua Família Vilar !!!!!

Antonio Roberto Brandão Barbosa - Vai se encontrar com Tarzan e Jane, seus personagens preferidos. Deus o coloque em um bom lugar, aliás, se este, já não estiver no Céu, quem poderá entrar?

Nilton Bitar - Ficamos todos nós enlutados com a passagem do estimado e querido Ze Doido. Descanse em Paz na companhia fo seu Pai. DEUS.

Alba Vilar - É mesmo Beto bem lembrado , ele falava muito em Tarzan e Jane .

Irys Malta - Descanse em paz...fez parte da vida de todos nós!

Silvania Ribeiro - Realmente Alba Vilar, ele vai fazer muita falta... fica a lembrança...

Maria Aparecida Tenorio Cavalcante - MUITO TRISTE..PORÉM FICAM AS RECORDAÇÕES.DALILA,TARZAN , A SELVA...RSRRS SAUDADES ETERNAS!!!

Flora Amalia Albuquerque Malta Amaral - ZE esta em nova dimensão Nossa Senhora te acolha como mãe que é de todos nó.

Evelyne Malta Deolindo - Mainha vive contando histórias sobre ele.