O eleitor que não votou, nem justificou e não pagou a multa por ter se ausentado nas últimas três eleições consecutivas termina no próximo dia 19 de maio.
Exemplo: Fica sujeito a cancelamento o título de eleitor de quem não votou em dois turnos das eleições municipais de 2024, nem no segundo turno das eleições de 2022, e não justificou ou pagou as multas.
O título de eleitor garante não apenas o direito de votar e ser votado, mas também para participar de concursos, receber pagamentos de cargos públicos e participar de concorrências administrativas.
E ainda é requisito para tirar passaporte, carteira de identidade, renovação de matrícula em instituições de ensino oficiais e realização de atos que exigem a quitação do serviço militar ou Imposto de Renda.
Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontam mais de 5,3 milhões de eleitores faltosos. 58% são do gênero masculino e 42%, do feminino. Os que usam nome social somam cerca de 3.000.
Eleitores podem acessar os sites do TSE ou dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para consultar se o título está sujeito a cancelamento na página do autoatendimento eleitoral na aba "Consultar situação eleitoral".