Oscilações na Série B exigem vitórias de CRB e ASA

14/08/2012 06:30 - Machado
Por Redação

A oscilação dos clubes que disputam a Série B, principalmente aqueles que estão na vitrine que foca os primeiros colocados, mostra o quanto é dura a realidade do campeonato na busca da realização do sonho de chegar à Série A do Brasileirão.
Vejam bem: após disputadas 16 rodadas, clubes que pareciam a cada rodada consolidarem-se como futuros candidatos à ascensão, hoje começam a se distanciar de seus sonhos. Os casos mais curiosos são dos dois Américas. Tanto o de Minas Gerais quanto o do Rio Grande do Norte foram presenças constantes entre os quatro primeiros colocados até a última rodada, mas agora ocupam os 6º e 7º postos, com 27 e 26 pontos respectivamente. Ressalte-se que eles chegaram a liderar a competição.
Em contrapartida, equipes como Goiás e Joinville ocupam hoje posições destacadas entre os quatro que se classificariam à Série A, caso a competição terminasse hoje. Os dois foram protagonistas de muitos tropeços no início do certame, mas após o encerramento da 16ª rodada se juntaram a Criciúma (36 pontos), que tem a maior regularidade do torneio, e Vitória (35). Desta forma, o vagão de frente da Série B é do time catarinense, juntamente com baianos, goianos e joinvillenses. Da 5ª colocação até a 10ª a diferença é de sete pontos. O 5º é o São Caetano (30 pontos), outro que jogou a crise para baixo do tapete. O Atlético Paranaense (23) é o 10º.
Essa pequena análise mostra a necessidade de CRB e ASA pontuarem em seus jogos na rodada desta super-terça. Com 21 pontos, o Galo pega o Ceará em casa com a obrigação de vencer, já que o ABC, que está no seu pé com 20, joga em casa. O Vovô cearense também tem 21 pontos, com uma vitória a menos vitória que o CRB, portanto numa posição abaixo. Esse jogo desta terça em Maceió é daqueles chamados de seis pontos.
No caso do ASA, que atua fora de casa, a situação é mais complicada. Pega o Atlético Paranaense com 23 pontos, que tenta encostar-se no G4. O Alvinegro pode até se manter uma posição fora da zona de rebaixamento – em 16º tem 17 pontos contra 15 do Bragantino – já que o time paulista atua fora de casa. Só ultrapassa o time alagoano se vencer e o ASA perder.
Aliás, a parte de baixo da tábua de classificação está 70% paulista. Bragantino (17º), Guaratinguetá (18º) e Grêmio Barueri (20º). Completa o grupo dos desesperados o mineiro Ipatinga (19º).
Os números, portanto, exigem todo empenho dos dois representantes de Alagoas na super-rodada desta terça, para que possam chegar ao final de semana em melhores nuvens. Confira a rodada: CRB x Ceará, Atlético Paranaense x ASA, Joinville x Bragantino, Ipatinga x Paraná, Vitória x Guaratinguetá, ABC x América Mineiro, Criciúma x América de Natal, Boa Esporte x São Caetano, Guarani x Avaí e Grêmio Barueri x Goiás.
 

VOO FANTÁSTICO DO AZULÃO
Quem vai de vento em popa é o CSA. O Azulão das Alagoas tem o segundo melhor desempenho da Série D, após assegurar sua presença antecipada na próxima fase com a excepcional vitória por 5x0 sobre o Feirense no último domingo. O aproveitamento dos azulinos é de 81%, juntamente com o Cianorte. Os dois só são superados pelo Sampaio Correia, com 100%. E estão à frente de Ceilândia (77.8%) Remo (71%), Baraúnas e Friburguense (66.7), e por fim o Matropolitano (61.9%).
É justíssima a felicidade da grande nação azulina pelo excelente momento do seu time.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..