Alguns fatos chamaram a atenção da torcida brasileira no início da semana, sendo o maior deles, no meu ponto de vista, o 100º gol marcado pelo goleiro Rogério Ceni, que escreve definitivamente seu nome na história do futebol brasileiro. Outros destaques ficaram para as contratações de Luis Fabiano, pelo São Paulo, e de Adriano, pelo Corinthians. Aliás, o Timão ganha sarna para se coçar.
Mas vamos mesmo se reportar aos fatos do futebol de Alagoas. E não é que aconteceu aquilo que o blog previa? O CSA vai decidir sua sorte contra o seu maior rival, o CRB, no próximo sábado, e se perder, ou mesmo empatar, vai disputar pela terceira vez a segunda divisão do Alagoano. É triste a sina do Azulão, que nas outras duas vezes em que caiu teve como carrasco o Galo da Pajuçara.
Mas como em futebol nada acontece de véspera, é de se esperar - enfim –um grande clássico, onde a ordem é inversa e os clubes brigarão para não ficar entre os últimos colocados em um campeonato com apenas 10 modestas equipes.
O CRB, como já dissemos antes, com mais sorte, espaçou da degola num jogo complicadíssimo contra o lanterna Ipanema, expondo todos os seus defeitos. E por falar em defeitos, com esse time aí o Galo não vai a canto nenhum na Série C. É forte concorrente mesmo ao rebaixamento.
O CSA pulou uma grande fogueira ao derrotar o CSE com a mãozinha do árbitro Cláudio Mercante Júnior, que marcou um pênalti inexistente a favor dos azulinos e ainda expulsou dois jogadores do tricolorido de Palmeira dos Índios.
De toda sorte, CRB e CSA, alijados da disputa pelo título do Alagoano, mais uma vez, de repente ganham espaços nas conversas sobre o futebol alagoano, mesmo em situação extremamente ridícula. Mas, o que fazer?
Fazer certo é negócio do ASA, absoluto campeão da primeira fase do Alagoano, dando mais uma demonstração de maturidade. Sempre entre os quatro primeiros colocados, o Gigante de Arapiraca foi crescendo ao longo do campeonato e na hora decisiva botou as unhas de fora. Com toda competência ocupou o primeiro lugar e o título antecipado. É o primeiro clube alagoano a garantir vaga na Copa do Brasil de 2012. É o mais forte concorrente ao título do Estadual.
Por fim, é torcer para que a Federação Alagoana de Futebol (FAF) não altere datas e locais dos jogos da última rodada, como fez na semana passada, beneficiando claramente CSA e CRB.