Coluna Labafero
Coluna Labafero

Coluna com notas sobre bastidores da política alagoana escrita pelos jornalistas do Grupo Cadaminuto

Postado em 24/02/2017 às 10:05 0

Marx Beltrão diz que “não abre de jeito nenhum” de candidatura ao Senado



foto: Cortesia

Ministro do Turismo, Marx Beltrão

Depois que começou a circular a notícia, que o atual ministro do Turismo Marx Beltrão poderia compor a chapa de Renan Filho ao governo do Estado em 2018, a coluna resolveu ouvir o ministro, e ele foi contundente.

“Sou candidato a senador, não abro por nada, e tem mais, depois do Senado, se tudo der certo, pendo em me candidatar ao governo”. Simples e direto.


Postado em 24/02/2017 às 10:04 0

Zona Azul, aumento de passagem e radar...Tudo de uma vez



Foto: Ascom/SMTT

Agentes da SMTT

Não é por acaso que no espaço de um mês a prefeitura de Maceió compre uma briga por causa de três temas polêmicos. A Zona azul, o radar de trânsito e o aumento de passagem de ônibus.

O objetivo da prefeitura, é que todo o desgaste proveniente destas ações aconteça de uma só vez, e já no início da gestão, se utilizando do saldo político positivo da eleição passada. O objetivo é ainda trazer, de forma rápida, alguns resultados provenientes destas receitas. Se a estratégia vai dar certo? Bom..Só o tempo dirá.


Postado em 23/02/2017 às 15:29 0

Cicero Almeida vai indicar superintendente do BNB em Alagoas



foto: Arquivo/Cada Minuto

Depuatdo Cícero Almeida estuda possibilidade de assumir secretaria de Esportes, Lazer e Juventude

O deputado federal Cicero Almeida, que deve assumir a secretaria estadual de Esportes de Alagoas, a partir de março, se prepara para seu último ato como deputado federal.

O ex-prefeito de Maceió deverá indicar quem será o novo superintendente do Banco do Nordeste aqui no Estado. Na divisão das indicações da bancada, ficou com Almeida este “fardo”


Postado em 23/02/2017 às 15:25 0

O silêncio do TJ-AL após a resolução do CNJ



foto: Cada Minuto

Sede do Tribunal de Justiça de Alagoas

Todos acompanharam que o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, na última terça-feira, que o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL) apure se houve má-fé por parte de magistrados que receberam indevidamente valores pagos pela corte alagoana. O processo teve origem em 2009, quando inspeção do CNJ descobriu que alguns magistrados do estado receberam para ocupar o mesmo cargo, na mesma época. Em alguns casos, dois juízes foram remunerados para exercer a mesma função.

O problema é, que o Tribunal de Justiça resolveu não se manifestar a respeito da decisão do CNJ. Desde terça jornalistas de todos os veículos do Estado tentam um posicionamento oficial do TJ-AL sobre o fato, mas do outro lado apenas o silêncio...


Postado em 23/02/2017 às 11:38 0

Renan conhece lobista, mas não o vê há 25 anos



Foto: Agência Senado

Senador Renan Calheiros, líder do PMDB

O senador alagoano e ex-presidente do senado federal, Renan Calheiros, divulgou uma nota em que fala sobre o “lobista” Jorge Luz, apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção da Petrobrás.

Na nota, Calheiros afirmou que “Embora conheça a pessoa mencionada no noticiário, não o vê há 25 anos”.

Renan Calheiros é alvo da “Operação Lava Jato”, mas o tema voltou á tona porque a justiça decretou a prisão de Jorge Luz e seu filho, Bruno Luz.

As prisões foram decretadas para garantia de ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal, tendo em conta a notícia que os investigados se evadiram recentemente para o exterior, possuindo inclusive dupla nacionalidade”, disse o procurador Diogo Castor de Mattos.

O senador é apontado como participante do esquema, tendo em vista o depoimento do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, que afirmou ao juiz Sérgio Moro, que Jorge Luz deu US$ 6 milhões em propina a Renan em troca de contrato de navio-sonda com a Petrobras.

Diante das informações, Renan deixou claro que a possibilidade de serem encontradas irregularidades em sua conta, seria “igual a zero”.

Confira a nota:

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) reafirma que a chance de se encontrar qualquer irregularidade em suas contas pessoais ou eleitorais é igual a zero. O senador reitera ainda que todas as suas relações com empresas, diretores ou outros investigados não ultrapassaram os limites institucionais. Embora conheça a pessoa mencionada no noticiário, não o vê há 25 anos”.


Postado em 22/02/2017 às 20:58 0

Dobradinha "Pereira-Tavares" rumo a 2018



A aliança das famílias Pereiras e Tavares segue além da eleição do ano passado. De olho em 2018 as famílias já trabalham nas articulações para garantir uma vaga na Câmara Federal e a manutenção da cadeira na Assembleia Legislativa.

Jó Pereira será a candidata a deputada federal substituindo seu primo Arthur Lyra, e para o lugar de Jó na Casa de Tavares Bastos o nome é de Morgana Tavares.

A dobradinha feminina está alinhada e segue na composição de suas bases. Filiadas ao PMDB, Jó tem se destacado como uma das melhores deputadas, e Morgana que assumiu como adjunta de Assistência Social do estado mostra que tem luz própria.

 

 

 


Postado em 22/02/2017 às 09:53 0

Quintella reúne governador e deputados para assinar duplicação da BR-101 em Alagoas



Maurício Quintella Lessa (PR)

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, assina nesta quarta-feira (22), na sede do ministério, em Brasília (DF), a ordem de serviço para a retomada das obras de duplicação da BR-101 em Alagoas (dos lotes 4 e 5). O ato contará com a presença de membros da bancada federal e do governador do Estado, Renan Filho.

Os lotes compreendem trechos nas cidades de Rio Largo, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela, totalizando 78,1 km de extensão. Com a assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora da licitação estará apta a iniciar os trabalhos, que estavam suspensos desde 2012. Os canteiros de obras serão levantados em até 40 dias.


Postado em 22/02/2017 às 09:49 0

Depois de garantir PTB, Renan Filho parte para tentar o PSC e o PPS



Foto: Vanessa Alencar/CM

Estará nas mãos do governador o futuro da Casal

O governador Renan Filho, mesmo com as muitas críticas recebidas, garantiu a participação do PTB na sua coligação com a posse de Arthur Albuquerque na Secretaria do Trabalho. Agora ele parte para o ataque em mais duas legendas.

O PSC de Sérgio Toledo está mais próximo e o acordo deve ser definido logo após o carnaval, com a possibilidade de uma secretaria para o partido. Já o PPS de Regis Cavalcante, que faz parte da base do prefeito Rui Palmeira, está sendo cortejado e existe sim a possibilidade de uma “pulada” de barco.


Postado em 22/02/2017 às 09:44 0

Benedito de Lira interpela Moraes sobre vaquejada e forças armadas



Rádio Senado

Benedito de Lira (PP)

O portal Politica Real de Brasília traz destaque para as perguntas do senador alagoano Benedito de Lira ao futuro ministro do STF, Alexandre Moraes, durante a sabatina no Senado.

Benedito questionou o futuro ministro sobre a participação das Forças Armadas nos Estados para combater a criminalidade. A resposta de Moraes foi positiva, ele afirmou que desde que assumiu a Secretaria de Segurança Pública de SP defende que há necessidade do Governo Federal de auxiliar os Estados na questão de segurança pública.

Já no segundo questionamento do senador, o futuro ministro não foi tão incisivo assim.

Perguntado por Benedito se ele apoiava a prática da Vaquejada, Moraes disse que já existe mandado de segurança no Supremo para tentar impugnar o processo legislativo, portanto, ele preferiu não se manifestar


Postado em 21/02/2017 às 10:32 0

Com resquício do governo Teo, justiça julga ação contra militares



Foto: Ascom/Assmal

Assembleia dos militares

Por ter tido seu veto ao projeto de lei sobre a promoção dos policiais militares derrubado, o ex-governador Teotonio Vilela segue na Justiça para pedir a inconstitucionalidade da lei.

A ação tem resquício da administração tucana, mas somente agora entrou em julgamento no Tribunal de Justiça. A Lei de Promoções já gerou grandes impasses entre os militares e governo no estado.

O julgamento marcado para esta terça-feira foi suspenso, mas o resultado poderá trazer esses “impasses” à tona.


Postado em 20/02/2017 às 16:11 0

Associação Comercial x Liga de blocos: “Não podemos privatizar o que já é nosso”



Foto: Reprodução/Facebook

Fachada da Associação Comercial

O presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Pinaud Calheiros, respondeu, por meio de nota, as críticas feitas pelo ex-secretário de Cultura Edberto Ticianeli, da Liga de Blocos, contra a colocação de tapumes para “privatizar” a folia nas escadarias do prédio histórico.

Na nota, Kennedy alfinetou: “Não podemos privatizar o que já é nosso com escritura e IPTU pago com nossos recursos privados”.

O presidente da Associação seguiu dizendo que o tapume foi colocado para evitar que fossem feitas necessidades fisiológicas e a entidade se manteve aberta para seus associados, que “pagam com seu dinheiro privado”.

“Nossa entidade vive com recursos privados, diferente de muitos e muitas, habituadas (os) a depender dos recursos públicos”, completou.

 


Postado em 20/02/2017 às 09:44 0

Cantor por dia, Renan Filho mostra sua afinidade com foliões e PMs



Reprodução

O governador Renan Filho não mostrou apenas o seu entrosamento com os foliões, ao prestigiar os policiais militares no bloco do Vulcão, como também subiu no trio e mostrou o seu “talento” como cantor.

A presença dele no desfile mostrou a sua afinidade com a corporação, além de levar os alagoanos presentes à fervura ao cantar o hino de Alagoas. Como bem disse o próprio em suas redes sociais: “Quem viu, viu”!!