Coluna Labafero
Coluna Labafero

Coluna com notas sobre bastidores da política alagoana escrita pelos jornalistas do Grupo Cadaminuto

Postado em 28/04/2017 às 11:59 0

Lava Jato: PF cumpre mandado em apartamento de deputado alagoano

Operação teve como alvo pessoas ligadas ao senador Renan Calheiros em Maceió e Brasília



Foto: Ascom/ALE

Deputado Inácio Loiola

Com determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (28) uma operação que tem como alvo pessoas ligadas ao senador Renan Calheiros. Um dos mandados foi cumprido no apartamento do deputado estadual Inácio Loyola Brandão, irmão do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washignton Luis.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Edson Fachin, com base dos depoimentos prestados por Sérgio Machado, ex-diretor da Transpetro, e mais dois executivos. Segundo informou a Polícia Federal em Alagoas, em Maceió os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em dois endereços. Os alvos e os materiais apreendidos não foram revelados. 

Essa fase da operação – que integra os trabalhos da Operação Lava Jato – foi denominada de Satélite II. A informação apurada é que um dos alvos foi um assessor jurídico de Renan, com mandado cumprido em Brasília. Mais dois mandados foram cumpridos em Maceió. O senador ainda não se posicionou sobre o assunto. 

O deputado postou ontem em sua conta no Instagram, uma mensagem na qual apoiava a greve geral contra a Reforma da Previdência.


Postado em 27/04/2017 às 17:15 0

Renan: "Reforma trabalhista não passará no Senado"



Foto: Agência Senado/Arquivo

Senador Renan Calheiros

O site Antagonista traz uma dura fala do senador Renan Calheiros sobre a reforma trabalhista. O ex-presidente do senado disse a reforma é ruim, mal feita e que a aprovação na Câmara foi feita sem consultar opiniões.

"Não acredito que essa reforma saia da Câmara e chegue aqui, ao Senado Federal, sem consultar opiniões; reforma que só interessa à banca, ao sistema financeiro, rejeitada em peso e de cabo a rabo pela população; reforma tão malfeita, que chega a constranger e a coagir a base do próprio Governo."


Postado em 27/04/2017 às 16:08 0

Deputado alagoano pede mobilização por PEC da Vaquejada



Arthur Lira

O deputado estadual Arthur Lira produziu vídeo nas Redes Sociais comemorando a votação da PEC 304 que propõe a regulamentação da Vaquejada. O projeto agora vai para o plenário da Câmara no próximo dia 10 de maio.

No vídeo o deputado pediu a mobilização dos vaqueiros para a votação.

“Nosso esporte não é crime, não produz crueldade e tem geração de emprego e renda” disse o parlamentar no vídeo.

 


Postado em 27/04/2017 às 15:50 0

Cargo de Cicero Amélio já está sendo negociado



Assessoria TCE

Cícero Amélio

A situação do conselheiro afastado do Tribunal de Contas, Cicero Amélio, é tão ruim, do ponto de vista jurídico, que o cargo dele já está sendo negociado. Se agora a vaga ficou com o Ministério Público de Contas, a vaga de Cicero Amélio seria de livre nomeação do governador Renan Filho.

O ponto, é que até ministro do Supremo Tribunal de Justiça já entrou no jogo para indicar um nome, que hoje é próximo do governador. O problema é que Olavo Calheiros também teria interesse na vaga.

Renan Filho deve voltar a se encontrar com Michel Temer na próxima semana. Quer tratar com o presidente da República e com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do processo de federalização da antiga CEAL. Alagoas cobra R$ 800 milhões da União, valor que deixou de ser pago quando a Eletrobras assumiu o controle da estratal.


Postado em 27/04/2017 às 15:40 0

Zezeco diz que melhor manifestação "é nas urnas"



Foto: Cadaminuto/Arquivo

Prefeito Zezeco

Pensando no funcionamento da máquina pública e primando pelo compromisso de gerir a municipalidade, o prefeito da Barra de São Miguel, Zezeco (PMDB) emitiu nota em suas redes sociais deixando clara a sua posição sobr o chamamento de Greve Geral para esta sexta-feira, dia 28.

Em sua mensagem Zezeco ressalta que amanhã o expediente na municipalidade será normal e destaca que não é contra manifestações “porém elas podem ocorrer em horários que não prejudiquem a população. Sinceramente não existe manifestação melhor que nas urnas”, divulgou o prefeito.

Então fica a dica, com greve ou sem greve o bom mesmo é prestar atenção na hora de votar.

 


Postado em 26/04/2017 às 16:18 0

Renan e outros senadores são hostilizados dentro do Senado



Foto: Agência Senado/Arquivo

Senador Renan Calheiros

Um grupo de 16 pessoas da cidade de Ribeirão Preto armou uma confusão no Senado após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovar , com modificações, relatório do senador Roberto Requião (PMDB-PR) sobre os crimes de abuso de autoridade.

O grupo se intitulou “defensor da Lava Jato” e teve como um dos principais alvos o senador alagoano Renan Calheiros, que passou por um momento tenso, quando uma das manifestantes aos gritos de “ladrão” tocou no ex-presidente da Casa.

Renan reagiu com irritação, pediu para a mulher falar baixo e abaixar a mão. A mulher não parou e só foi contida por manifestantes. A situação foi relatada pela reporter Maria Lima, do O Globo.


Postado em 26/04/2017 às 10:01 0

Quem são os policiais mais “corajosos” de Dudu Holanda



Foto: Ascom/ALE/Arquivo

Deputado Dudu Hollanda

O deputado Dudu Holanda decidiu dar o seu pitaco sobre o comando da segurança pública em Alagoas. Ele disse que tem uma lista de militares que seriam “mais corajosos” no “combate a bandidagem”

A dúvida seria, quem seriam os militares corajosos da “Lista de Dudu”. e qual o conceito do deputado sobre “bandidagem”?


Postado em 26/04/2017 às 10:00 0

Collor é contra a política adotada por Donald Trump



Crédito: Assessoria

Senador Fernando Collor

Durante um painel de debates sobre a questão da Russia, o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL) disse que o Brasil não deveria se isolar do mundo, nem “adotar a política feita por Donald Trump, de isolar-se do mundo, seja no protecionismo comercial ou até mesmo no de proteger os seus das pessoas que estão fugindo de uma guerra que não são delas”

Collor disse ainda que “Do que adianta nos isolarmos do resto do mundo? Acredito que não devemos ter receio de nada, continuando, assim, abertos às nações, sendo um país amigo e fraterno como sempre fomos”

 


Postado em 26/04/2017 às 09:59 0

Alguém de “fora da política ” tem chances em uma eleição em Alagoas



CadaMinuto

Uma grande discussão se trava visando as eleições para a presidência em 2018, analistas acreditam que o proximo presidente do Brasil poderá ser alguém de fora da política. Nomes começam a ser veiculados, como Joaquim Barbosa, Luciano Hulk, Rodrigo Janot, Bernadinho do Volei,Wagner Moura entre outros, cada um no seu espectro ideológico.

Esta discussão parece longe de chegar em Alagoas. Um “fora da política” procurou um pequeno partido sondando a possibilidade de se candidatar ao governo. A resposta foi negativa. A pergunta é..Algum partido em Alagoas iria para a disputa de uma vaga de governador ou senador com um candidato “fora da política” ?


Postado em 25/04/2017 às 16:31 0

Alfredo Gaspar: Ex-secretário do filho se posiciona contra projeto do pai



Crédito: Ascom MPE Alagoas

Procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça

O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, que foi secretário de segurança do governador Renan Filho, surpreendeu e gravou, nas redes sociais, um duro vídeo contra o Projeto de Lei do Abuso de Autoridade (PLS 280/16), em tramitação no Senado, que define os crimes de abuso de autoridade que podem ser praticados por todos os agentes públicos.

O detalhe, é que o projeto tem como principal interlocutor o senador Renan Calheiros, pai do governador. Alfredo disse que a proposta representa uma ameaça à liberdade de atuação das instituições que combatem a corrupção no Brasil.


Postado em 25/04/2017 às 11:02 0

Renan Filho não é atingido por investigação na Lava jato, aponta pesquisas



Crédito: Agência Alagoas

Governador Renan Filho

Esta coluna teve acesso a dois levantamentos, de diferentes institutos, sobre a projeção de votos para a candidatura ao governo do Estado de Alagoas em 2018. Os dois foram feitos após a divulgação da Lista da Odebretch.

Achava-se, que teriam impacto na corrida para o governo do estado, mas não é o que os números mostram. Em uma delas o governador Renan Filho inclusive melhorou seus números.

 Já no Senado...A situação é bem diferente

 


Postado em 25/04/2017 às 10:58 0

Benedito de Lira se livra de processo sobre a Lava jato



Crédito: Joyce Marina

Senador Benedito de Lira

O senador alagoano, Benedito de Lira, ficou de fora da investigação da Lava Jato inquérito 3515, que trata da delação premiada do doleiro Alberto Youssef.

A investigação concluiu, que sobre o senador Benedito de Lira, " Não foi possível comprovar, com os elementos trazidos a investigação, a participação do senador no fato sob apuração".