Coluna Labafero
Coluna Labafero

Coluna com notas sobre bastidores da política alagoana escrita pelos jornalistas do Grupo Cadaminuto

Postado em 24/03/2017 às 18:52 0

Bruno Toledo conquista espaços importantes nas comissões da ALE



Foto: Ascom/ALE/Arquivo

Bruno Toledo

Quem tem articulado bem nos bastidores do parlamento alagoano é o deputado estadual Bruno Toledo (PROS). Depois de quase se eleger como presidente da Casa de Tavares Bastos, Toledo tem conseguido ocupar espaços nesta “segunda etapa” da legislatura.

Toledo conseguiu assegurar cadeira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é considerada a mais importante da Assembleia Legislativa, ao lado de Orçamento e Finanças. N esta, ocupará a cadeira de suplente.

Além desta, ficou titular também na 7ª Comissão: Administração, Segurança, Relação de Trabalho e Defesa do Consumidor. Há quem diga que será uma dor de cabeça para o governo do Estado de Alagoas em função das posições independentes, como no caso das recentes críticas às políticas do Executivo quanto aos impostos.


Postado em 24/03/2017 às 12:17 0

O Presidente sumiu!!!!!

Candidato cobra da Comissão Eleitoral julgamento de recurso


Por Redação

André Brandão, presidente da Comissão Eleitoral da UVEAL, está “sumido” desde ontem, quando o vereador Diomedes Rodrigues, do PSDB de Pão de Açúcar, deu entrada no recurso que garante o registro de sua chapa na disputa pela nova diretoria da entidade.

Diomedes está desde cedo na sede da UVEAL em busca do presidente, de mais dois integrantes e do advogado da comissão para que o documento seja analisado em tempo hábil, já que a eleição vai acontecer amanhã, 25.

Sem notícias, o vereador ocupou algumas emissoras de rádio nesta manhã para denunciar o “desrespeito” e o processo antidemocrático que os vereadores alagoanos que lutam pela renovação da UVEAL, estão sendo vítimas.


Postado em 24/03/2017 às 10:16 0

Marcelo Victor vai publicar auditoria da ALE nas próximas semanas



Foto: Vanessa Alencar/Cada Minuto/Arquivo

Deputado Marcelo Victor

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, tem relatado aos deputados aliados que vai publicar, de forma mais breve possível, o resultado da auditoria feita na Casa de Tavares Bastos.

Marcelo relatou para um parlamentar que só  ainda não divulgou porque o documento chegou sem  algumas formalidades como uma assinatura do auditor.


Postado em 24/03/2017 às 10:15 0

Família Pereira continua votando em Arthur Lira para federal



Vanessa Alencar/CadaMinuto/Arquivo

Joaozinho Pereira

O chefe da família Pereira e atual prefeito de Teotônio Vilela,  Joãozinho Pereira, em entrevista ao jornalista Edvaldo Junior, em seu blog, informou o que já era sabido nos bastidores. A família Pereira não vai lançar ninguém para a Câmara Federal e mesmo estando em peso no PMDB, continua votando em Arthur Lira (PP) para deputado federal.

Joãozinho revelou também que Pauline Pereira, prefeita de Campo Alegre, será a única integrante da família que não vai para o PMDB.


Postado em 24/03/2017 às 10:05 0

De olho em 2018, Rui Palmeira deixará o PSDB



Secom Maceió

Prefeito Rui Palmeira

Está decidido: Rui Palmeira vai trocar o PSDB pelo DEM.

Rui já conversou com ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador, e expoente do partido, que deverá estar em Maceió para o ato de filiação.

Mas os analistas políticos teimam em dizer que Rui não será candidato em 2018. Se isso é verdade por que o prefeito de Maceió está tão intenso nas ruas e nas redes?


Postado em 23/03/2017 às 11:58 0

Delegados da PF respondem Renan com nota pública



Divulgação

Polícia Federal

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal divulgou a seguinte nota sobre o projeto de abuso de autoridade, defendido mais uma vez ontem pelo senador Renan Calheiros.

"Os delegados de Polícia Federal, reunidos no VII Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal, promovido pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), em Florianópolis, vêm a público manifestar sua preocupação com a possibilidade de aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 280/16, que pode causar embaraços ao pleno funcionamento das instituições de combate ao crime organizado e à corrupção.

O projeto, que prevê atualização dos crimes de abuso de autoridade, é polêmico e precisa ser melhor debatido, com calma e tranquilidade, buscando o bem do país, e não no calor dos acontecimentos, o que pode resultar em prejuízo enorme para a sociedade.

Vale ressaltar que não há abuso de autoridade que já não esteja previsto em lei. O Brasil precisa, na verdade, de instituições fortes nesse momento de aumento da violência, em que a sociedade resolveu dar um basta à corrupção."


Postado em 23/03/2017 às 09:45 0

Veja como votou cada deputado alagoano no Projeto de Terceirização



A proposta aprovada na noite (22) de ontem pela Câmara regulamenta a terceirização e o trabalho temporário no país. O texto foi aprovado, por 231 votos a 188. Foram registradas 8 abstenções.

Entre outras coisas, o projeto de lei (PL 4302/98) permite a terceirização até da atividade-fim de uma empresa.

Veja como votou cada deputado alagoano:

Votaram sim os deputados Arthur Lira (PP), Cicero Almeida (PMDB), Nivaldo Albuquerque (PRP) e Rosinha da Adefal (PT do B). Votaram não Givaldo Carimbão (PHS), Paulão (PT) e Pedro Vilela (PSDB). Não comparecerem ou não votaram, JHC (PSB) e Ronaldo Lessa (PDT)


Postado em 23/03/2017 às 09:30 0

Renan é aplaudido no Senado após discurso contra o MP



Foto: Agência Senado/Arquivo

Senador Renan Calheiros

O senador Renan Calheiros foi bastante aplaudido pelos seus pares no Senado Federal, após um longo discurso onde criticou bastante o Ministério Público Federal e a Policia Federal.

Na longa fala exaltada em que atacou a uso político da Polícia Federal, a “histeria investigativa” e os vazamentos seletivos “estimulados” pelo procurador-geral Rodrigo Janot, Renan disse ser vítima de uma situação vexatória porque a imprensa insiste em martelar contra ele “prejulgamentos preconceituosos”. E depois de muitas críticas à violação do estado democrático de direito, finalizou defendendo — sem citar o projeto que criminaliza abuso de autoridade — que o Senado se abra para o debate de “matérias conexas” ao fim do foro privilegiado.


Postado em 22/03/2017 às 18:57 0

MP de contas e relator rejeitam contas de Teotônio Vilela



foto: Cada Minuto

presidente da executiva estadual do PSDB, Teotônio Vilela Filho

O julgamento sobre a prestação de contas do ex-governador Teotonio Vilela Filho, referente ao exercício de 2011, iniciada nesta quarta-feira (22), pelo Pleno do Tribunal de Contas de Alagoas foi suspenso após um pedido de vistas da conselheira Maria Cleide Beserra, mas o começo da votação não foi nada bom para o ex-governador e possível candidato ao Senado.

Tanto o MP de Contas como o relator do processo, o conselheiro Anselmo Brito, votaram pela rejeição da prestação de contas, em função de uma série de irregularidades apontadas. Um dos problemas elencados pelo conselheiro Anselmo Brito, para justificar seu voto contrário à aprovação das contas, foi relacionado à abertura de créditos adicionais acima do autorizado em lei, sem lei específica ou sem as formalidades constitucionais.

A votação será reaberta na quinta-feira, 30 de março, às 10h, para conclusão da apreciação, conforme decisão já anunciada pela conselheira-presidente, Rosa Albuquerque


Postado em 22/03/2017 às 09:46 0

Judson tem propostas da Rede, PMDB, PDT e até PSOL



Foto: Agência Alagoas/Arquivo

Judson Cabral

O ex deputado estadual Judson Cabral(PT) tem em sua mesa pelo menos quatro propostas para ingressar em uma nova legenda. Cabral deve ser candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa e estuda a melhor alternativa.

Sua preferência é por uma legenda ideologicamente ligada a esquerda, mas a dificuldade de se eleger em partidos como o PSOL e a Rede podem pesar.


Postado em 22/03/2017 às 09:45 0

Arthur Lira participou de reunião com Temer que modificou projeto da previdência



Arthur Lira

Ontem o presidente da República, Michel Temer, tirou da proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso Nacional os servidores públicos estaduais. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, 21, hoje no Palácio do Planalto. 

Antes do anuncio Temer se reuniu com líderes partidários que já haviam proposto esta mudança, entre eles o deputado federal Arthur Lira para comunicar que ia fazer o anuncio.

A medida também vale para os municípios. Com a decisão, os servidores públicos estaduais e municipais saem da reforma discutida atualmente na Câmara dos Deputados.


Postado em 21/03/2017 às 11:40 0

Renan insatisfeito com Temer por vaga em aberto no TRF-5



Arquivo/Agência Senado

Renan e Temer: divergências em casa

A Coluna do Estadão, assinada pelos jornalistas Andreza Matais e Marcelo de Moraes  diz que Parte da insatisfação de Renan Calheiros com Michel Temer é por causa da vaga em aberto no TRF-5. Quando comandava o Senado, o alagoano recebeu a promessa de que seu apadrinhado seria desembargador. Agora, no entanto, o novo presidente do Senado, Eunício Oliveira, quer emplacar cria própria.

O candidato de Renan é Luciano Guimarães Mata. O de Eunício, Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho.