Coluna Labafero
Coluna Labafero

Coluna com notas sobre bastidores da política alagoana escrita pelos jornalistas do Grupo Cadaminuto

Postado em 23/06/2017 às 11:29 0

Eleições: "Estão mais preocupados comigo que minha esposa", diz Rui



Crédito: Secom Maceió

Prefeito Rui Palmeira

As eleições de 2018 de fato só ocorrem em outubro do ano que vem, mas não é de hoje que ela já movimenta partidos, aliados e políticos em Alagoas. O prefeito de Maceió virou o centro das atenções, já que ele preferiu o silêncio aos holofotes antecipados da disputa ao governo do estado.

A atenção é tão voltada ao prefeito tucano que ele próprio diz que nem a primeira dama se preocupa tanto com ele quanto os interessados no pleito de 2018.

Se mostrando focado na atualidade e nos problemas da cidade, Rui segue vistoriando obras e afirmando à imprensa que pretende executar mais obras no segundo semestre. “Tem que estar focado na cidade, tem gente dormindo pensando em eleição e estamos pensando como solucionar os problemas da cidade. 2018 a gente deixa pra 2018”, disse Rui.


Postado em 23/06/2017 às 10:52 0

Veja os nomes para um plano “B” de grupo de Rui em disputa contra Renan Filho



Assessoria

Rodrigo Cunha

Parece cada vez mais possível que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, não seja candidato a governador em 2018 em um embate contra Renan Filho, que é favorito a reeleição. Por conta disso o grupo, do qual faz parte Rui Palmeira, tenta consolidar outros nomes para não deixar Renan Filho ir “sozinho” para a disputa.

O primeiro nome a surgir foi o do deputado estadual Rodrigo Cunha, forte em Maceió e em Arapiraca, o parlamentar seria um nome jovem. Mas o problema é que até agora, Cunha, não se mostra disposto a ir ao embate. Outro nome seria o de Pinto de Luna, ex-delegado da PF, que aprofundaria o debate sobre Lava Jato e corrupção, mas com poucas chances de êxito. Uma tercerira via seria uma aproximação do grupo com JHC, mas este nome teria a oposição ferrenha de alguns tucanos.

De qualquer maneira está aberta a temporada de caça a um candidato, que possa ir para a disputa com Renan Filho, e viabilizar outros nomes na chapa de oposição para disputas ao Senando, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Alguma sugestão?


Postado em 22/06/2017 às 18:02 0

Em depoimento a Moro, Renan diz que conheceu lobista



Foto: Facebook

Senador Renan Calheiros (PMDB)

Por meio de videoconferência, o senador Renan Calheiros (PMDB), na qualidade de testemunha de defesa do lobista Jorge Luz, emitiu depoimento ao juiz federal Sérgio Moro.

Calheiros disse que conheceu Luz no final de década de 80, mas que não mantêm contato com ele há mais de 20 anos e que teriam sido apresentados na casa de José Moraes, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio.

O lobista Jorge Luz e seu filho, Bruno Luz estão em prisão preventiva acusados de corrupção e lavagem de dinheiro. Porém, conforme o Ministério Público Federal, a dupla atuou como lobista onde mediou o pagamento de U$ 15 milhões e uma parte foi destinada ao PMDB.

Calheiros também disse ter uma “vaga lembrança” de ter conhecido os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e Nestor Cerveró (Internacional) quando levados a seu gabinete por outros parlamentares. O senador também negou ter propiciado algum favorecimento.


Postado em 22/06/2017 às 16:47 0

Resposta de ex-secretária a pedido de informações irrita deputado



Foto: Ascom/ALE/Arquivo

Deputado Bruno Toledo

A resposta da ex-secretária de Saúde, Rosângela Wyszomirska, a um pedido de informações, com base na Constuição Estadual, feito pelo deputado estadual Bruno Toledo (PROS), irritou o parlamentar. É que a ex-titular da pasta se limitou a dizer que não poderia conceder aquelas informações por não estar mais na Secretaria de Saúde. Toledo disse que sentiu um desrespeito ao parlamento já que em recente audiência pública, mesmo ela não sendo secretária, lá estava para prestar esclarecimentos sobre o período em que esteve no comando da pasta. 

“Fiz pedidos de informação ao atual secretário Christian Teixeira. Quero que as respostas cheguem. Eu continuarei fiscalizando que acho que o papel do parlamento”, colocou Toledo.


Postado em 21/06/2017 às 19:34 0

Vereadores miguelenses aumentam o tom de críticas à gestão de Pedoca Jatobá


Por Coluna Labafero

reprodução internet

Anunciado o recesso parlamentar da Câmara Municipal de São Miguel dos Campos, o que se espera para o segundo semestre é que o prefeito Pedoca Jatobá, terá mais uma preocupação para administrar. Além das inúmeras críticas da população, quem acompanha as Sessões da Câmara percebeu que alguns vereadores estão elevando o tom dos discursos contra o gestor e parte do seu secretariado. A  queixa se inicia pela falta de compromisso com os simples requerimentos apresentados pelos vereadores e se estende pela precariedade dos serviços nas mais diversas áreas. 

Na sessão da última segunda-feira (19), o presidente da Casa, Maxwell Idalino, destacou a preocupação dos vereadores nos mais diversos setores da administração, solicitando obras e serviços que atendam as necessidades do município. De acordo com ele foram 75 indicações, cerca de 25 requerimentos, além de Projetos de Lei e inúmeras solicitações verbais, mas que, infelizmente, o Poder Executivo não tem dado a devida atenção quanto às demandas da população e não executa as solicitações apresentadas.

Com uma gestão desastrosa, marcada pelo improviso, falsas promessas e falta de diálogo, a tendência é que o cenário se agrave ainda mais no segundo semestre, já que um dos quinze parlamentares, vereador Jalmir Santos, anunciou em plenário que irá ajuizar várias denúncias junto ao Ministério Público, pontuando as falhas administrativas da atual gestão. O vereador chegou inclusive, a afirmar que o prefeito os considera 'bobos da corte', tamanha a falta de atenção e respeito para com os representantes do povo.

A insatisfação dos vereadores também se estende a boa parte do secretariado, que, segundo informações, são despreparados e acomodados, engavetando por exemplo, os requerimentos apresentados pela Casa. Para eles, a falta de boa vontade de alguns “chefes de pastas” - pessoas que hoje estão ocupando um cargo temporariamente de confiança - que foram indicadas e não eleitas pelo povo, acaba prejudicando a população, que não tem os pleitos atendidos. 

No dia 14 de junho, o blogueiro do Cada Minuto, Kleverson Levy, trouxe à tona uma notícia que estava causando revolta em moradores da cidade. O fato se tratava de um evento que seria promovido pela Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Educação: "Arraiá Solidário" Além de ser uma festa para arrecadar doações para vítimas das chuvas em Alagoas (de acordo com o texto), o que mais chamou atenção foi o ingresso cobrado para quem fosse participar da festa junina. Na própria arte da Prefeitura estava escrita a seguinte frase: "Entrada: kit de material escolar". O interessante é que, além disso, os organizadores recomendavam a compra do kit escolar em duas únicas papelarias da cidade: Veríssimo e Carvalho. 

"Estou até agora sem acreditar. Um arraiá solidário para que a pessoa dê material escolar? Prefiro achar que foi uma criação e uma brincadeira de mal gosto. Os artistas estão recebendo para isso? Porque a Prefeitura tem dinheiro para bancar os artistas e não tem para comprar material. Pera aí! Eu acho que São Miguel está passando por uma crise moral. Um show beneficente para arrecadar material escolar? ", comentou Ivanildo Marques, autor de o "Áudio na Mira", uma espécie de programa via WhatsApp. 

De acordo com relatos dos moradores, a população não esperava tanto amadorismo, pois é inadmissível que após um semestre de governo, a gestão não ouça o clamor popular e reconheça a ineficiência. "O que temos visto, são secretários e assessores deslumbrados, se achando uns pavões, que não admitem e não tem humildade de reconhecer que precisam melhorar", disse um morador. 

Ao que tudo indica, o segundo semestre não será nada fácil para o prefeito. Os parlamentares engrossaram os discursos e o que se espera após o recesso, é que todos os atos do prefeito sejam minuciosamente analisados, além de passar a conviver com um governo constantemente sendo alvo de críticas.

 

 

 

 

 

 


Postado em 21/06/2017 às 17:13 0

O retorno de Washington Luiz ao TJ



Dicom TJ

Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washington Luiz

Afastado há quase um ano de suas funções no Tribunal de Justiça, o desembargador Washington Luiz já se prepara para voltar a atividade na mais alta corte da justiça alagoana.

A informação segue nos bastidores, porém outros desembargadores já confirmam o retorno do colega, uns comemoram, outros nem tanto.

Washington Luiz foi afastado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 28 de junho de 2016. No mês de dezembro do ano passado o afastamento foi prorrogado até a presente data.

Há quem diga que ele voltará como diz no popular: "com gosto de gás". 

 


Postado em 21/06/2017 às 10:31 0

Juízes alagoanos criticam Gilmar Mendes nas redes sociais



Foto: Agência Brasil

Ministro Gilmar Mendes

A Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) fez uma postagem em seu instagram oficial criticando duramente o ministro do STF, Gilmar Mendes, após suas declarações em uma palestra. A Almagis fez uma montagem com a frase: “Senhor Ministro, juiz tem que ser porta-voz da Justiça”.

No texto a Almagis diz que repudia a declaração do ministro Gilmar Mendes, que criticou a ação dos juízes e promotores de justiça no âmbito da Operação Lava Jato. "Defendemos, de todas as formas, a importância dos trabalhos executados pelo Judiciário e pelo Ministério Público para o funcionamento da justiça brasileira".

 


Postado em 21/06/2017 às 10:28 0

PDT de Alagoas nega ida para a base de Renan



Foto: Agência Câmara/Arquivo

Deputado federal Ronaldo Lessa

O presidente em exercicio do PDT em Alagoas, Lailson Gomes, disse a esta coluna que o deputado federal Ronaldo Lessa ainda não discutiu com o partido a sua ida para a base do governo Renan Filho. Lailson, que está assumindo interinamente a presidência do partido após licença do próprio Lessa, disse que qualquer movimentação política de Lessa terá que ser discutida na executiva do partido.

Lailson foi mais além, disse a esta coluna que o partido não tem pressa para discutir as eleições de 2018. “Temos uma reforma política em curso, precisamos saber o que poderá ou não ser feito nas eleições, e temos um pré-candidato à Presidência da República, o Ciro Gomes, então qualquer passo a ser dado em Alagoas será feito em consonância com a Executiva Nacional” explicou ele. 

Por fim, Lailson Gomes explicou que, por enquanto, o partido segue na base de Rui Palmeira.


Postado em 21/06/2017 às 10:26 0

Renan liderou “derrota” do governo Temer



Divulgação

Michel Temer e Renan Calheiros

A colunista Monica Bergamo, da Folha de São paulo, trouxe em sua coluna de hoje os bastidores da votação da reforma trabalhista na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado, onde o governo foi derrotado por 10x9. A jornalista aponta o senador alagoano Renan Calheiros, como um dos responsáveis por esta derrota.

Em sua coluna, a jornalista disse que além de criticar abertamente a reforma trabalhista, ele convenceu parlamentares a votarem contra a proposta na CAS


Postado em 20/06/2017 às 14:44 0

Convocação de secretária de Prevenção à Violência entrará em pauta na ALE



Foto: Ascom/ALE/Arquivo

Deputado Bruno Toledo

Na Ordem do Dia da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas desta terça-feira, dia 20, está o pedido de convocação da secretária da Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt. O requerimento é de autoria do deputado estadual Bruno Toledo (PROS). 

O parlamentar quer que a Casa de Tavares Bastos ouça o que Bittencourt tem a dizer sobre as denúncias feitas pela Arquidiocese de Maceió que aponta o uso político-eleitoreiro das comunidades terapêuticas. O assunto foi levantado no final do ano passado e voltou a ser denunciado em fevereiro e em meses subsequentes. 

Toledo repercutiu o caso na Assembleia e chamou atenção para a gravidade e necessidade de esclarecimentos. Resta saber se os deputados estaduais aprovarão...


Postado em 20/06/2017 às 09:54 0

Raquel Dodge é a preferida dos “alagoanos” para cargo de Janot



A sub-procuradora Raquel Dodge é a grande favorita para ocupar o cargo de procuradora geral da República, no lugar do atual detentor do cargo, Rodrigo Janot.

Raquel deve estar na lista triplice entregue para o presidente Temer e o detalhe é que ela tem a “simpatia” e o “apoio” de alagoanos importantes no processo.

Além dos senadores Renan Calheiros e Fernando Collor, a sub-procuradora conta com a torcida do ministro do STJ, Humberto Martins. Junta-se o apoio dos alagoanos ao de outros caciques do PMDB, como Sarney, Serraglio e Romero Jucá e ai temos uma favoria ao cargo que irá comandar as investigações da Lava Jato a partir de setembro.


Postado em 20/06/2017 às 09:44 0

Ronaldo Lessa de malas prontas para entrar na base de Renan



Ronaldo Lessa

Está decidido.

O ex-governador Ronaldo Lessa vai migrar para a base do governador Renan Filho. A indecisão sobre quem do grupo Rui Palmeira será candidato ao governo, e a necessidade de iniciar sua campanha para a reeleição fizeram o ex-governador tomar a decisão.

Lessa vai indicar o secretário de desenvolvimento e turismo e descarta completamente qualquer “aventura” ao Senado. Bom para o senador Renan Calheiros.