Um vídeo gravado pelo próprio celular do policial militar alagoano Matheus Silva Almeida Canabarro, de 29 anos, mostra o momento em que ele foi baleado na cabeça por um colega de farda em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco. 

As imagens, que circulam nas redes sociais, registraram a discussão e o disparo durante o atendimento a uma ocorrência no último dia 15. O suspeito do crime se apresentou à corporação na noite da última quarta-feira (26) e está preso. Veja o vídeo:

Natural de Maceió, Matheus integra os quadros da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e estava em serviço quando foi acionado para conter uma queixa de som alto no centro do município pernambucano. 

No local, o militar entrou em desentendimento com outro policial militar, que estava de folga e participava do evento.

Informações dos noticiários de Pernambuco dão conta que durante o confronto, o policial de folga efetuou os disparos contra o alagoano e fugiu da cena do crime. 

Matheus foi socorrido por colegas de farda e levado inicialmente para um hospital local em Água Preta, sendo transferido posteriormente para o Hospital Regional dos Palmares e, em seguida, para o Hospital da Restauração, no Recife, em razão da gravidade do ferimento na cabeça.

O autor dos disparos, identificado como o soldado Nikollas Matheus de Lima Santos, apresentou-se espontaneamente na sede da Diretoria Integrada do Interior I (DINTER I), em Caruaru. 

Após a formalização do procedimento, ele foi encaminhado ao Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed), onde permanece à disposição da Justiça.

Em nota oficial, a Polícia Militar de Pernambuco informou que as imagens gravadas não foram geradas por câmeras corporais institucionais (bodycams), mas sim pelo aparelho celular da própria vítima. 

O caso é investigado como tentativa de homicídio pela Polícia Civil, enquanto a PMPE e a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social instauraram procedimentos internos para apurar a conduta dos envolvidos e as circunstâncias do fato.