Em entrevista à jornalista Daniela Lima, no portal UOL, o presidente Lula deu uma declaração reveladora sobre a disputa eleitoral em São Paulo. Meio que inesperado, ele se referiu diretamente ao vice Geraldo Alckmin e ao ministro Fernando Haddad. “Vou conversar com os dois. Mas eles sabem que têm um papel importante na eleição de São Paulo”. Ou seja, Lula quer a dupla disputando o voto dos paulistas.

O caminho para ambos seriam as cadeiras de governador e senador. Quem vai para qual disputa, isso seria ainda avaliado. Pela primeira vez, salvo engano, o presidente expõe a estratégia já comentada na imprensa. É necessário criar uma chapa de peso em SP para dar a Lula um palanque forte no estado na corrida por sua reeleição.

Alckmin e Haddad resistem. Mas, diante de uma convocação ostensiva do líder, será difícil para ambos dizer não. O estado governado por Tarcísio de Freitas, o “bolsonarista moderado”, é um campo minado, palco decisivo na briga pelo Planalto. Daí a obrigação de montar uma chapa competitiva, com gente testada e com legado a mostrar. 

Se Alckmin sair para as eleições, abre a cadeira de vice de Lula. E é por isso que essa decisão tem tudo para afetar em cheio a guerra eleitoral em Alagoas. Porque o nome do senador Renan Filho, no velho MDB, volta a ser citado com ênfase como alternativa a candidato a vice-presidente. Mudaria tudo na eleição para o governo estadual.

Por enquanto, nada é definitivo, é claro. A tropa governista ainda cogita as ministras Marina Silva e Simone Tebet como eventuais candidatas também por SP. O movimento teria o mesmo objetivo – ajudar Lula a pescar os votos numa região difícil para ele.

No MDB, que está longe do consenso no apoio à reeleição de Lula, um “concorrente” de Renan Filho para o posto de vice é o governador paraense Helder Barbalho. Da mesma geração, os dois têm 46 anos e tramam voos mais altos na trajetória política.

Se o ainda ministro dos Transportes sair como vice de Lula, o aguardado clássico com o prefeito João Henrique Caldas pelo governo alagoano seria cancelado. Pode-se até chutar que a parada estaria decidida em favor de JHC. As especulações estão por aí.