O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) enfrenta um estado crítico em seu estoque de sangue, situação que tende a se agravar com a proximidade do Carnaval, período marcado pelo aumento no número de acidentes e pela redução de doadores. A unidade alerta para a necessidade urgente de doações de todos os tipos sanguíneos, especialmente AB negativo, A negativo e O negativo.

De acordo com a coordenadora do setor de Captação do Hemoal, Selma Maria de Cerqueira, "cada doação pode salvar até quatro vidas ou até mais, pois as bolsas são fracionadas e cada paciente recebe o hemocomponente de que precisa. Além disso, o excedente do plasma é enviado à Hemobrás, responsável pela produção de medicamentos para pacientes hemofílicos”, explicou.

Ainda conforme Selma Maria, a doação de sangue é um gesto essencial e insubstituível. “É um dos atos mais nobres para a manutenção da saúde da população. O sangue não pode ser fabricado artificialmente e qualquer pessoa pode precisar em algum momento, dependendo exclusivamente da solidariedade humana”, destacou.

O Hemoal trabalha para manter um estoque mínimo ideal de 300 bolsas de sangue por dia, quantidade necessária para atender à demanda de todo o estado de Alagoas. No entanto, atualmente, os níveis estão abaixo do recomendado, principalmente nos tipos sanguíneos negativos.

Com a chegada do Carnaval, a preocupação aumenta. “Esse período está diretamente relacionado ao crescimento dos acidentes e, ao mesmo tempo, à diminuição do número de doadores, que já é baixo normalmente. Isso torna o cenário ainda mais delicado”, afirmou a coordenadora. Ela acrescenta que os acidentes de trânsito são os principais responsáveis pelo aumento dos atendimentos hospitalares e, consequentemente, pelas solicitações emergenciais de bolsas de sangue.

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis. Também é necessário pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Hemoal - Foto: Wellerson Luciano

 

As doações podem ser realizadas nos seguintes pontos do Hemoal:

 

Hemoal Via Expressa – Avenida Menino Marcelo, s/n, Cidade Universitária, dentro do Hospital Metropolitano.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábados e feriados, das 7h às 17h.

Hemoal Trapiche – Rua Dr. Jorge de Lima, 58, Trapiche da Barra, ao lado da rampa do HGE.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábados fechado; feriados, das 7h às 17h.

Hemoal Arapiraca – Rua Marechal Floriano Peixoto, 200, bairro Eldorado, em Arapiraca.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábados e feriados, das 7h às 17h.

O Hemoal reforça o apelo à população para que compareça às unidades e contribua para salvar vidas, especialmente neste período de maior risco.

 

*Estagiário sob supervisão da editoria