O Quilombo dos Palmares localizado na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, Alagoas, é um  palco  de singular importância para a  revolução negra, mas, ainda é um território de exceção, inacessível para muita gente, principalmente pobres, pretos e quilombolas alagoanos.

Cerca de 70% dos quilombos alagoanos nunca puseram os pés, no território negro,  e muito menos, meninos e adolescentes dos Abrigos de Maceió.

Foi Miriam Soares, a assistente social, que realiza  um trabalho fantástico nos abrigos, quem motivou a  ação e esta ativista , Arísia Barros abraçou  a ideia e saiu em busca dos parceiros ideais para a realização da  ‘1ª  Travessia Negra- Entre o Abrigo e o Quilombo dos Palmares.

Conversamos com o   parceiro de quase duas décadas, Dr. José Carlos Lyra, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e disse da ‘coincidência’ da proposta de  Mirian, justamente, 18 anos após a realização da primeira ação do Instituto Raízes, quando realizamos  um almoço  de Natal, em um restaurante para crianças da Favela Sururu do Capote, tendo o  apoio da FIEA

E segundo as crianças foi um sonho realizado.

Esta ativista reafirmou:- Dr. José Carlos Lyra, a ‘1ª  Travessia Negra- Entre o Abrigo e o Quilombo dos Palmares’, não é  meramente uma ação é Missão e o Sr. faz parte dela.

Ele topou.

Tem meu querido, o Antonio Carvalho, presidente do IPLAM.

-Menino, preciso de tu.- disse eu.

- Claro, Arísia Barros estamos juntos. -respondeu ele.

Top!

E , de lá de União dos Palmares, o empresário, Adeilto Lima do Recanto  Mirante das Águas se fez um apoiador importante e  abriu o espaço paradisíaco para que os meninos possam criar memórias boas e desfrutar de um bom almoço, logo após a visita ao Quilombo dos Palmares.

Tem a Marília Albuquerque, secretária de estado da Mulher, que achou boa a estratégia de construir narrativas, a partir da perspectiva da abordagem do território, identidade, pertencimento dos meninos, ( sim, serão todos meninos) , agregando a conversa a questão da violência contra mulher.

Importante reafirmar , a empresária Jó Pereira, sempre muito discreta,  presente no ranking das parcerias do Instituto Raízes de Áfricas.

Eliane Aquino, secretária de comunicação da Secom Maceió, dialoga com todas nossas pautas. 

E, na sexta-feira, 19 de dezembro , o Instituto Raízes de Áfricas com sua frente de honra com  parcerias poderosas, incomparável e inigualável realiza a ‘1ª Travessia Negra- Entre o Abrigo e o Quilombo dos Palmares.

Bem legal, né Míriam Soares?!

A resistência é nossa  herança.