A expectativa é que a data seja anunciada no próximo dia 12, durante a inauguração do prédio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Maceió, com a presença do presidente Lula.

O senador e ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), segundo mais de uma fonte, deverá confirmar que deixará o ministério no dia 30 de janeiro para disputar o governo de Alagoas.

Essas definições só avançaram recentemente após um posicionamento firme do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB), que foi testemunhado por algumas pessoas em Brasília.

Diante do senador Renan Calheiros (MDB-AL), Marcelo teria afirmado que Renan Filho precisava decidir logo sobre sua candidatura e que, se o acordo não fosse cumprido, ele não teria compromisso com eles.

(O acordo - segundo relatos - prevê que, caso Renan Filho não dispute o governo, Marcelo Victor e o governador Paulo Dantas lançarão um candidato próprio.)

"Meu compromisso político é com Renan Filho candidato ao governo. Se não for, vou analisar outras opções, como Arthur Lira, Rui Palmeira, JHC”, teria dito Marcelo Victor a Renan Calheiros.

O governo federal e o governo estadual já estão preparando a lista de convidados para a inauguração da Embrapa. Aliás, os convites já começaram a ser enviados.

EM TEMPO - A Embrapa vai inaugurar a sua 43ª unidade de pesquisas. Ela vai funcionar onde ficava  a antiga Companhia de Fiação e Tecelagem Norte de Alagoas, fechada em 1983, no povoado Saúde, em Ipioca, no litoral Norte de Maceió. A área de 16,6 hectares foi doada pelo governo de Alagoas.