Com pouco mais de um ano de atuação, o NúcleoTur nasceu a partir de um grupo de trabalho e capacitação do Sebrae Alagoas e hoje se consolida como uma iniciativa que ultrapassa os limites da instituição. Formado por 33 agências de viagens, o núcleo reúne empresas de diferentes nichos, como turismo pedagógico, ecoturismo, viagens voltadas para mulheres e roteiros exclusivos para o público 60+, além de outros, com o propósito de fortalecer coletivamente o setor e impulsionar o turismo em Alagoas.
Para garantir sua sustentabilidade, o NúcleoTur adotou um modelo de autogestão, no qual cada empresa contribui mensalmente com uma taxa simbólica de R$ 25. O valor compõe um caixa próprio, já utilizado em ações do grupo. Além disso, o núcleo planeja desenvolver, em breve, em parceria com startups, uma plataforma digital de comercialização para centralizar os serviços turísticos e funcionar como vitrine coletiva das empresas participantes.
“Somos 33 empresas, entre agências, receptivos e transportadoras, que se apoiam mutuamente, buscam capacitação constante, e que atuam de forma integrada para fortalecer o turismo em Alagoas. Ao unirmos forças, ganhamos em representatividade, conquistamos parcerias importantes e, principalmente, ajudamos a desenvolver nosso estado, mostrando que Alagoas vai muito além do mar: é sertão, é agreste, é cultura, é história e é gastronomia”, disse Diogo Kairos, líder do NúcleoTur, e futuro presidente da entidade.
Turismo em números
O setor de agências de viagens em Alagoas segue em expansão e se consolida como um importante vetor da economia local. Atualmente, o estado reúne 1.625 empresas ativas, das quais a maioria é formada por Microempreendedores Individuais (907) e Microempresas (627), com destaque ainda para 36 de grande porte. A região metropolitana concentra a maior fatia desse mercado, com 1.042 registros, evidenciando a força do turismo em Maceió e arredores.
O crescimento também é constante, 163 novos CNPJs foram abertos em 2023, 166 em 2024 e já são 140 somente em 2025, reforçando o dinamismo do setor. No mercado de trabalho formal, essas empresas somam 791 postos de emprego, número que se amplia significativamente quando consideradas as contratações temporárias e por demanda, comuns na atividade turística.
Capacitação que inova
O papel do Sebrae no fortalecimento do turismo em Alagoas tem sido fundamental. A analista Amanda Pinto destaca que a instituição atua do coletivo à capacitação individual e cita o Empretec Turismo, como solução já presente entre diversos integrantes do NúcleoTur:
“O Sebrae tem trabalhado para oferecer soluções que fortalecem a cadeia do turismo em Alagoas, desde a articulação coletiva até a capacitação individual dos empreendedores. O Empretec Turismo é uma dessas ferramentas e já foi realizado por diversos integrantes do NúcleoTur. Ao desenvolver comportamentos empreendedores, a metodologia contribui para que essas empresas atuem de forma mais estruturada, inovadora e sustentável, o que fortalece não apenas cada negócio, mas todo o setor turístico do estado”, destacou a analista.
Reconhecida por seu trabalho à frente da agência Mais Viagens e da comunidade “Arretadas pelo Mundo”, voltada para experiências exclusivas para mulheres, a empreendedora Lidi Abel reforça o papel transformador do NúcleoTur e do Empretec Turismo em sua trajetória:
"Minha agência é voltada para mulheres e tem como propósito criar experiências únicas, seguras e inesquecíveis. No NúcleoTur encontrei um espaço inspirador, onde trocamos vivências, fortalecemos o turismo local e pensamos em soluções conjuntas que beneficiam todo o setor. Também participei do Empretec Turismo, que foi uma experiência transformadora. Aprendi a reconhecer meus pontos fortes, enxergar oportunidades de crescimento e aplicar estratégias no dia a dia”.
De 1 a 5 de setembro, o Sebrae Alagoas promove mais uma edição do Empretec Turismo em sua sede, em Maceió. Reconhecida como uma das metodologias mais transformadoras do Sebrae, a capacitação impacta diretamente toda a cadeia produtiva do setor. A turma atual reúne empreendedores de diferentes áreas, de agências de turismo à rede hoteleira, passando por fornecedores de insumos, lojas de souvenirs e, até, representantes do turismo de saúde e bem-estar.
"Decidi empreender no turismo de saúde e bem-estar. A ideia é oferecer imersões de sete dias que combinem hospedagem de qualidade, terapias, experiências de relaxamento e atividades culturais. Vi no Empretec Turismo a oportunidade de ampliar minha visão empreendedora e estruturar melhor a agência", declarou, Paulo Tenório, participante da atual turma do Empretec Turismo.
Empresários e empreendedores interessados em participar das próximas turmas podem acompanhar as atualizações e informações sobre inscrições diretamente no site https://doity.com.br/sebraealagoas.
“O Empretec trabalha aspectos comportamentais que nenhuma outra capacitação oferece, desenvolvendo as dez características do comportamento empreendedor. Isso beneficia não apenas cada participante individualmente, mas toda a cadeia produtiva do turismo, ao exemplo do NúcleoTur, porque gera conexões, parcerias e fortalece o setor como um todo”, finalizou o analista do Sebrae Alagoas, Vitor Pereira.
Fotos: Assessoria