O Destino Alagoas foi destaque em mais uma edição do B2Meet, realizado pela operadora FRT, realizada na quinta-feira (21), em Natal, no Rio Grande do Norte. Mais de 400 agentes de viagens estiveram presentes, para momentos de qualificação e conhecimentos sobre as riquezas turísticas que o estado oferece aos visitantes.

O B2Meet FRT, que em 2024 aconteceu em solo alagoano, contou uma programação dinâmica, em formato de talk show, onde foram apresentados aos profissionais do setor informações, além de treinamentos exclusivos e experiências imersivas. A parceria entre a operadora e a Setur ressalta a importância do papel dos agentes de viagens na indústria do turismo para promoção e venda do destino.

“Mais uma edição deste evento incrível desta operadora tão parceira do Governo de Alagoas e da Setur, que temos o imenso prazer de trabalharmos juntos e que, inclusive, fizemos questão de receber a conversão da FRT em 2024 em solo alagoano. Além de apresentarmos os nossos atrativos turísticos, estaremos exaltando todo o trabalho dos agentes de viagens, que tão bem promovem e vendem o nosso destino. Os números comprovam isso: no mercado nacional, temos um aumento de mais de 15% apenas no 1º semestre. Já no fluxo de passageiros internacionais, o impacto também é incrível. Comparando janeiro a maio de 2024 com o mesmo período deste ano, o crescimento ultrapassa 80% no desembarque de turistas estrangeiros”, valoriza a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga.

De acordo com Paulo Kugelmas, superintendente de Promoção e Marketing da Setur, que esteve presente no evento, trata-se de mais uma oportunidade de mostrar aos agentes de viagens os resultados que Alagoas vem apresentando, sendo um dos principais destinos procurados por turistas nacionais e internacionais.

“A força do nosso estado é incrível, falando em nível nacional e também internacional. O turismo alagoano tem vivido, desde 2023, transformações econômicas, sociais, em todos os setores que lidam direta ou indiretamente com o segmento. A FRT é mais uma parceira que está sendo fundamental para todos os números apresentados por nós e para a Setur é sempre motivo de felicidade apresentar dados em eventos como o B2Meet, que nos aproximam ainda mais de quem está no dia a dia promovendo o Destino Alagoas. Os números provam isso: tivemos um aumento nas vendas para Alagoas em 2025, no período de janeiro a agosto, de 23% em comparação com o mesmo período de 2024, superando a marca de 13 mil passageiros até o momento. Aliás, 49% permanecem no destino por mais de 5 noites, demonstrando maior interesse e permanência média no estado”, disse Paulo Kugelmas.

 

Conquistas do Destino Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Setur, tem feito um trabalho de transformação do setor turístico, dando protagonismo e colhendo grandes conquistas e o primeiro semestre de 2025 provou novamente, com um crescimento de mais de 69% nas chegadas internacionais nos primeiros seis meses do ano no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

Foram mais de 10.186 passageiros estrangeiros desembarcando em Alagoas e os principais países de origem foram: Argentina (8.087), Portugal (1.179), Uruguai (365), Itália (200) e Alemanha (86).

Além disso, em 2024, Alagoas atingiu o número de 52 mil leitos, o que também ressalta a melhora da infraestrutura hoteleira do estado, com mais 19 empreendimentos em construção, com a expectativa de mais nove mil leitos até 2028.

Os números são frutos dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, que também visa à capacitação de profissionais, com o programa Escola do Turismo sendo fundamental neste aspecto, formando mais de sete mil alunos até o momento. A parceria público-privada também é uma das estratégias, com o objetivo de trazer cada vez mais avanços para o segmento e todas as áreas ligadas direta ou indiretamente.

O evento

O B2Meet reuniu cerca de 400 agentes de viagens durante o evento, com foco em qualificação profissional e networking. O evento aposta em uma programação dinâmica e diversificada, que mistura formações em formato de talk show, treinamentos exclusivos e experiências imersivas.