A Diretoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) participou da abertura do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas. O evento reúne profissionais da área de todo o país para discutir estratégias, desafios e inovações na comunicação pública voltada ao Controle Externo. Realizado entre os dias 6 e 7 de agosto, o Congresso proporciona um espaço de diálogo enriquecedor sobre o papel da comunicação na promoção da transparência, cidadania e fortalecimento das instituições de controle.
Representando o TCE/AL, a equipe da Diretoria de Comunicação, liderada pelo diretor Geraldo Câmara, reforça o compromisso com a modernização da comunicação institucional e o aprimoramento contínuo dos canais de relacionamento com o cidadão. Também estão presentes as servidoras Ana Nery, Júlia Marques e Letícia Arraes.
Além da participação nos debates e atividades do congresso, a cobertura jornalística do evento está sendo realizada com excelência pela TV Cidadã, emissora institucional do TCE/AL, através dos jornalistas Valtenor Leoncio, Bárbara Tenório e Fábio Novaes. Com entrevistas exclusivas, a TV Cidadã
foi destaque entre os participantes, sendo reconhecida como um exemplo de comunicação pública comprometida com a transparência e a aproximação do cidadão com o controle externo.
1ºDIA CNTC
O evento teve início com um painel de abertura conduzido por duas figuras de destaque do jornalismo nacional: Natuza Nery, da Rede Globo, e Giuliana Morrone, com vasta trajetória na cobertura política. Mediado por Joaquim de Castro, presidente do TCM-GO, o encontro reuniu profissionais da área para debater os desafios e inovações na comunicação pública. Um dos destaques foi o painel sobre o uso da inteligência artificial na análise de dados de comunicação, com participações do repórter Ben-Hur Correia e do pesquisador Marcio Borges, sob a mediação de Milene Dias da Cunha, presidente da Audicon.
A programação seguiu com debates sobre redes sociais, transformação digital e o futuro da comunicação pública, contando com nomes como Gustavo Igreja e Marcelo Senise, além da apresentação do projeto Reporta+, que busca capacitar jornalistas e comunicadores sobre o funcionamento das instituições públicas. O primeiro dia foi encerrado com a exposição de boas práticas na comunicação institucional por tribunais de contas e finalizado com um coquetel e uma roda de samba, promovendo integração entre os participantes.
Acompanhe a cobertura jornalística do CNCTC na programação do canal 35.2 e no YouTube, através do link:https://youtu.be/eNahQ0g2U74?si=idMlKSaYUp6F98kk