Importante o #tbt para enfatizar que o estado Alagoas foi o segundo estado do Brasil a criar o Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial, sob a orientação da SECAD/MEC, e coordenado pela então Gerente de Educação Étnico Racial, da SEDUC, Arísia Barros

Instituído em 08 de julho de 2004, o Fórum ERER é uma espécie de rede colaborativa que traz  como objetivo articular e subsidiar a definição de políticas públicas, comprometidas com a implementação da LEI nº 10. 639, de 9 de janeiro de 2003; em Alagoas com especificidade da lei 6.814/007 e outros temas correlatos com a temática étnico- racial e de gênero na área de educação, no processo ensino - aprendizagem em toda a rede pública e privada do Estado de Alagoas.

Daí passou  o tempo, e  em outra gestão, o Fórum de Alagoas foi minguando, minguando, minguando e enfraquecido pela desimportância institucional virou vazio.

Mas, agora estamos em maio de  2025.

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira, 22, em Brasília , o secretário substituto da SECADI , Kleber, coordenou uma boa  conversa com  os estados de Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Paraná, que partilharam as experiências, memórias, dificuldades , desafios e sobretudo,   possibilidades, e um entusiasmo valente, ativista  para reativação dos Fóruns. 

A convite da ativista, Arísia Barros e recepcionado, positivamente, pelo MEC e estados, o defensor público do estado de Alagoas participou, ativamente, da discussão. 

Os 20 anos de trabalho dos Fóruns nos estados agregaram   valor incomensurável, ações resolutivas,  para a implantação da educação antirracista. 

Para tal estivemos  reunidos , com o MEC-SECADI  alinhavando histórias, traçando caminhos e estratégias dinâmicas, visando  a revitalização dos Fóruns ERER.

Salve!