Jó Pereira exerceu o mandato no parlamento alagoano (2015 a 2023) , com uma assertividade política urgente e necessária, que agregou a diversidade, em suas especificidades, da população alagoana.
Desestabilizou o comodismo das discussões pontuadas pelo conservadorismo das pautas assembleianas.
Jó Pereira chamou para si, o compromisso de dar voz aos temas silenciados, pela obviedade social de serem vistos como desimportantes.
Legislou a partir da democracia, que colocava no palco, as muitas vulnerabilidades e desigualdades sociais e étnicas.
Em abril de 2016, a deputada estadual, Jó Pereira presidiu a Audiência Pública “Eku abo – Tempos de Áfricas – sobre lutas, ativismo e resiliência do povo preto”, (Instituto Raízes de Áfricas), que aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa, em Maceió, Alagoas.
Convidada à mesa de honra, a modelo, atriz e bailarina alagoana, Stephany Mayara , 9 anos, fez uma fala imperiosa sobre o racismo na infância e defendeu a pauta como protagonista do processo.
Expôs a contradição de ser criança e a dor do racismo e fez um apelo: ‘ tia deputada, Jó Pereira, invista na luta em nome do combate ao racismo na infância. Eu tenho 9 anos e sei que o racismo dói e eu digo: não ao racismo!'
A deputada estadual, Jó Pereira se comprometeu e assim o fez, durante toda sua legislatura. Usou sua voz contra o silêncio estrutural e a invisibilidade do racismo.
Jó Pereira foi a única deputada estadual, desde sempre, que investiu no tema do racismo na infância.
13 de maio é o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo!
E o protagonismo político sério, valente , antirracista e comprometido de Jó Pereira faz uma falta danada.
Tem nada não, na Câmara Federal ela vai fazer muito mais.
Alguém tem dúvidas?







