O caso do misterioso e inconcluso desaparecimento da menina Maria Clara Gomes da Silva, em 19 de julho de 2021, do bairro do Vergel do Lago, periferia de Maceió,  mobilizou o mandato da então deputada, Jó Pereira, em busca de políticas públicas assertivas, de pósvenção, prevenção e acolhimento humanizado.

Jó Pereira visitou a família, se reuniu com o delegado geral  da polícia civil, para informações sobre o caso, participou de audiências públicas, apoiou manifestações populares à procura da menina, e por último propôs a criação da delegacia especializada.

Estamos em  2025 é, é, absurdamente  crescente o número de pessoas que desaparecem em Alagoas. Segundo a SSP-AL são cerca de três mil pessoas.

Então já não é hora do estado investir na criação da Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas 

E, em 2022, a deputada Jó Pereira explicou a proposta:

Foi aprovada hoje a minha indicação para criação de uma delegacia especializada em pessoas desaparecidas no âmbito da Polícia Civil de Alagoas, uma vitória em parceria com o Instituto Raízes da África.

Essa minha sugestão vem de uma preocupação que tenho desde que acompanhei o caso da menina Maria Clara, de 5 anos, que desapareceu em julho de 2021 e até hoje não foi localizada.

Maria Clara não é a única criança que está nessa situação. São milhares de alagoanos e alagoanas, crianças e adultos, dos quais não sabemos o paradeiro.

A criação da delegacia especializada deve ser apenas o primeiro passo na solução desses casos. Além disso, também vou lutar para que sejam criadas políticas de prevenção de desaparecimentos, o que deve passar por investimentos em saúde, educação, habitação e tantos outros aspectos que contribuem com a segurança de nossa população.

É sobre isso!

Jó Pereira fala sobre PL que cria rede de prevenção e divulgação de casos de desaparecimentos de pessoas | 7Segundos - Maceió