Uma estudante negra da UFAL foi ameaçada de morte por outra aluna branca. Tonholo, precisamos tomar providências. Urgentes!

02/12/2023 19:17 - Raízes da África
Por redação
Image

Faz pouco esta blogueira recebeu um telefonema de Everlane Moraes, mulher negra, filha de canavieira, mãe solo, e moradora da residência universitária, na Universidade Federal de Alagoas.

Extremamente nervosa, Everlane conta, que dia 29 de novembro, o mês da Consciência Negra,  uma   aluna branca e reincidente na prática do racismo danoso, usa termos como mucambo, vassalo para estudante negro, tirou uma faca da calça , tentou esfaqueá-la , além furou os pneus da bicicleta e ameaçou, ainda, a filha de Everlane.

Everlane Moraes é a primeira da família a entrar na Universidade.

A Universidade Federal de Alagoas, que em novembro realizou atividades acadêmicas tão potentes e, com vários nomes, de luta, nacionalmente, reconhecidos no discurso racial, não pode se omitir e deixar que Everlane esteja só, acuada.

Racismo com tentativa de homicídio  é uma duplicidade pavorosa.

Como bem o disse Kabengele Munanga o racismo brasileiro é um crime perfeito que, na segunda vez, mata pelo silêncio. “Mata, ao mesmo tempo, a consciência das vítimas e das pessoas discriminadoras”

É preciso que a UFAL se posicione, e isso é para ontem!

Força, Everlane. 

Estamos com você!

PS: O blog deixa o espaço aberto para posicionamentos da UFAL

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..