Em uma iniciativa inovadora no município de Pão de Açúcar, voltada para o desenvolvimento local sustentável, foi que nesta quarta-feira, 22, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação, Ramon Santos Carvalho, esteve ativamente envolvido na articulação de uma oficina pioneira no povoado da Ilha do Ferro. O objetivo principal da ação foi fomentar o uso de marcas coletivas como instrumento de fortalecimento econômico, aliado a práticas sustentáveis que beneficiem a comunidade local.

O evento teve também a participação da superintendente de Turismo, Iria Souza, e os pesquisadores da VI Expedição Cientifica do São Francisco, Alexandre Ciancio (INPI) e a Tatiane Balliano (Profinit/UFAL); além dos moradores da comunidade local. Disse Ramon Carvalho,  que essa ação de inovação e sustentabilidade vem sendo trabalhado no município, através de uma rede de atores, que envolvem o Sebrae, Secretarias de Estado (SEDICS, SETUR), IMA, Equatorial e outras autarquias, com o intuito de buscar melhores estratégias para fomentar um empreendedorismo sustentável.

 

A oficina de marcas coletivas foi ministrada pelos professores Alexandre (INPI) e  Tatiane (UFAL), sensibilizando sobre a criação de marcas coletivas para produtos oriundos do povoado. A ideia é promover uma identidade única que represente a qualidade, tradição e autenticidade dos itens produzidos in loco. Essa estratégia não apenas impulsiona a comercialização, mas também agrega valor aos produtos, consolidando a reputação do povoado como referência em produção local e internacional.