A arte ancestral das mulheres do Quilombo Birrus e os saberes do Quilombo na Escola. Em Teotonio Vilela, Alagoas

23/09/2023 15:30 - Raízes da África
Por redação
Image

Compartilhar a experiência  vivenciada por alunos e alunas  da Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Mízia Bezerra de Farias, sob a coordenação pedagógica, da  Josefa dos Santos , ou, Jô, e  sob a direção de  Josimar Soares da Silva., é bem bacana. Vai  lendo:

 

A Escola Mízia Bezerra de Farias, do povoado  Alecrim em Teotônio Vilela levou alunos e alunas do primeiro ao quinto ano a  uma experiência enriquecedora em uma visita à comunidade Quilombola Birros. Durante essa visita, eles tiveram a oportunidade de aprender a fazer artesanato com palha de coqueiro-oricuri, contando com a orientação e sabedoria de dona Valdeci e dona Severina.

Foi uma jornada repleta de aprendizado e troca de conhecimentos. Alunos e alunas puderam mergulhar na cultura e tradições da comunidade Quilombola, compreendendo a importância do artesanato como expressão artística e econômica.

Sob a orientação cuidadosa das talentosas artesãs, dona Valdeci e dona Severina, alunos e alunas  foram introduzid@s às técnicas ancestrais de trabalhar com a palha de coqueiro-oricuri. Eles e elas aprenderam a selecionar as melhores fibras, prepará-las e tecê-las habilmente para criar belas peças artesanais.

Além da habilidade manual adquirida, alunos e alunas também tiveram a oportunidade de vivenciar valores como respeito pela natureza e pela tradição cultural. Ao trabalhar com materiais naturais e sustentáveis, compreenderam a importância da preservação ambiental e da valorização das raízes culturais.

Essa experiência na comunidade Quilombola foi verdadeiramente inspiradora para alunos e alunas da Escola Mízia Bezerra de Farias, puderam apreciar o trabalho árduo por trás do artesanato e compreender o valor do conhecimento transmitido de geração em geração.

A visita à comunidade Quilombola, Birrus, e o aprendizado com dona Valdeci e dona Severina certamente deixaram uma marca duradoura nos corações e mentes. Essa experiência única despertou em alunos e alunas a valorização da cultura local, a importância do trabalho manual e o respeito pela diversidade cultural.

Que essa vivência na comunidade Quilombola seja apenas o começo de muitas outras oportunidades enriquecedoras para  o alunado da Escola Mizia Bezerra de Farias, onde eles possam continuar aprendendo, se conectando com as tradições locais e valorizando a rica herança cultural do nosso país.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..