A convite de Carlito Lima esta ativista falou sobre Letramento Racial para cerca de 60 estudantes, na FLIBARRA, em Alagoas

22/09/2023 20:57 - Raízes da África
Por redação
Image

 

Foi Carlito Lima, o multifacetado homem agitador das artes, criador e curador da  Festa Literária da Barra de São Miguel, em Alagoas, quem convidou esta ativista,  presidenta  OEPPIR-AL Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas,para falar   sob o tema: A Desconstrução do Racismo, a partir do Letramento Racial.

Em sua 4ª edição, a  FLIBARRA é um palco cultural-artístico   cheio de novidades.

A conversa aconteceu na manhã da quinta-feira, 21, dentro da programação da FLIBARRA, na Escola Misael Gonçalves Ferreira no Centro da cidade, para cerca de 80 alun@s do Ensino Médio.

Um público bem jovem, inquietamente quieto, olhares perscrutadores, constrangimento visível.

A conversa sobre letramento envolve, principalmente uma análise prévia do público, para a devida adequação de uma dinâmica diferenciada, caso seja necessário, e , com adolescentes, então...

Falamos sobre, racismo, autonegação, autoaceitação, enfatizamos o conhecimento como estratégia de autodefesa e enfrentamentos possíveis.

Falamos sobre a releitura de conceitos cristalizados, a ressignificação de lugares e posturas.

Reafirmamos a importância do papel fundamental desempenhado pela escola na desconstrução das estigmatizações e a naturalização das práticas racistas.

Foi uma conversa atravessada por olhares curiosos e mãos acanhadas que levantavam, como a pedir licença.

E falamos...

-  Excelente palestra sobre, Arísia Barros, referendou Carlito Lima.

Que bom! Esta ativista agradece o convite. 

Obrigada, querido!

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..