Iniciativa inédita do OEPPIR-AL, Escuta Ativa, apresenta na Maternidade Santa Mônica,Alagoas, o Programa Nacional de Equidade Gênero e Raça

17/09/2023 13:55 - Raízes da África
Por redação
Image

A Escuta Ativa em Gênero e Raça , como projeto piloto,  iniciativa do Observatório Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial,uma instância do movimento negro, em Alagoas, propôs uma escuta, com ouvidos microscópicos, com as trabalhadoras do SUS, da Maternidade Santa Mônica.

A Maternidade Santa Mônica traz  em seu corpo técnico , um percentual de 70% de mulheres.

A ação aconteceu na manhã da sexta-feira, dia 15 de setembro.

Escutamos a Dilma, psicóloga com depoimentos intensos e perscrutadores.

A Esmeralda levantando questionamentos:- Já discutimos muitas coisas, na Maternidade, racismo nunca. E é que isso esteja acontecendo.

E teve a Mônica, da Santa Mônica, técnica de enfermagem que tem um jaleco personalizado da personagem, Mônica, de Maurício Souza.

Teve a  preta Cristina, da área administrativa, entre tantas.

Foram muitas falas e tantas descobertas. 

Um diálogo franco, empático, substantivo para um público receptivo, com seus jalecos, saberes próprios.

Também houve silêncios.

Durante a  Escuta Ativa em Gênero e Raça foi discutido sobre a importância de se entender a estrutura racista a qual toda a sociedade brasileira está inserida.

E esta ativista asseverou:- Precisamos criar pontes de diálogos, com negr@s e não negr@s, para que o enfrentamento ao racismo  estrutural esteja presente em todas as etapas de formação do indivíduo.

Para falarmos em Equidade, precisamos trazer para cima quem está abaixo, estabelecer políticas diferenciadas pra que haja igualdade de oportunidades.

Racismo dói muito, arreia dores d’almas-concluímos

A  Escuta Ativa em Gênero e Raça, como projeto piloto e importante desdobramento do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS, foi repleta de sonoridades, silêncios e empatia e contou com apoio da Maternidade Santa Mônica, UNCISAL, Governo do Estado, Governo Federal.

O que foi a Escuta Ativa?

A diretora  da Maternidade, Elisângela Sanches, enfermeira obstetra, professora universitária ( UFAL), responde: -Foi  muito bom, um privilégio  único, além das expectativas e a resposta do nosso pessoal foi bem positiva. Não vamos parar por aqui.

Salve!

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..