OEPPIR-AL integrante do Grupo Nordeste II discute em reunião síncrona, a continuidade das ações do Programa Nacional de Equidade Gênero e Raça no SUS

07/09/2023 20:51 - Raízes da África
Por redação
Image

 

O OEPPIR-AL, Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e o Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, convidadas pelo Governo Federal e representando a sociedade civil, em Alagoas estiveram presente a abertura do  Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS, que aconteceu nos dias 6 e 7 de julho, no  Windsor Brasilia Hotel, em Brasília (DF).

Um dos alicerces do Programa Equidade é promover a política de equidade de gênero e raça no SUS, buscando modificar as estruturas machista e racista que operam na divisão do trabalho na saúde.

Dia 01 de setembro, o OEPPIR e o Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, participaram, virtualmente, da reunião síncrona do Grupo Nordeste II

A reunião sincrona  foi coordenada pela Tatiana e Violeta e reuniu os estados de Alagoas, Ceará, Bahia e Sergipe.

Violeta e Tatiana são coordenadoras pedagógicas do Projeto Equidades e  responsáveis por divulgar e qualificar o Programa através das Oficinas Regionais, por meio do proadi SUS e do HAOC

O foco da ação foi traçar encaminhamentos para os novos passos do Programa Nacional de Equidade Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras do SUS, agora localizado nos territórios. 

Segundo as coordenadoras:  “É uma nova etapa de planejamento para que juntas, esse ano, possamos desenvolver propostas no campo da equidade de gênero, raça, etnia articulada ao trabalho e educação em saúde no SUS. Tais propostas irão compor as ações estratégicas de cada estado, considerando as representações de gestoras/gestores estaduais e municipais, dos movimentos sociais e universidades.”

Violeta e Tatiana atualizaram informações, abrindo espaços para posicionamentos de cada participante.

Foram apresentadas as moderadoras selecionadas, por Edital pelo Ministério da Saúde.

Foi uma multiplicidade de informações, experiências compartilhadas, interações necessárias.

Antes da reunião presencial, com todos os estados do Nordeste, que acontece em outubro, em Salvador, Bahia, ocorrerá outra reunião síncrona, ainda em setembro, na pactuação de novas ações.

A implementação do Programa Nacional é tarefa herculana e deve acontecer a curto, médio e longo prazo.

Equidade!

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..