O estranho silêncio das instituições de Direitos Humanos, em Alagoas, sobre a agressão dos 20 PMs, em formação, a três jovens pretos, em Maceió

03/09/2023 10:30 - Raízes da África
Por redação
Image

O caso aconteceu em agosto e foi noticiado na imprensa local.

A praia do Sobral, em Maceió é um local de pouca frequência, ao contrário do mar que é agitado, e é, zona de risco para banhistas. Por conta das ondas grandes e desafiadoras exerce grande atração para surfistas

Na quarta-feira, 23, três rapazes estavam na praia do Sobral, quando foram abordados e imobilizados por cerca de 20 alunos do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar, em Alagoas, que faziam treinamento na praia.

Os jovens contam que viveram momentos aterrorizantes sofreram desde a agressão física, tiveram celulares quebrados e ataques homofóbicos, racistas e de intolerância religiosa.

"A gente estava na praia conversando após uma sessão de fotos. Perto da gente tinha um pessoal que estava fumando, os PMs passaram e ficaram xingando. Esse grupo ficou zombando, rindo, eles ouviram e partiram para cima da gente. E, mesmo a gente dizendo que não tinha nada a ver com aquilo, apanhamos".

Bastante abalado outra vítima diz: "Bateram na gente, deram tapa no rosto, meu amigo chegou a ficar desacordado. Eles fizeram essa roda, colocaram a gente dentro pra ninguém da praia ver o que estava acontecendo. Um deles chegou a dizer que estava armado, que não era pra gente olhar senão eles atiravam”.

"Eu não posso nem lembrar que já me sinto mal. Foi uma verdadeira barbaridade o que fizeram com a gente. No estado em que eu estou, não consigo nem mesmo ver uma viatura na rua que me sinto muito mal. Eu estou tendo dificuldade de sair na rua".

Segundo registro o caso está sendo investigado, apurado pelas autoridades policiais, mas, é importantissimo saber,  como se posicionam a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos de Alagoas,Conselho Estadual de Direitos Humanos, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, ou ainda, o Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays Bissexuais, Travestis e Transsexuais de Alagoas, Conselho Estadual de Juventude de Alagoas, dentre ouros, sobre as múltiplas agressões?

Tem respostas?

O espaço do blog está aberto.

Saiba mais:https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2023/08/25/jovens-denunciam-alunos-do-curso-de-formacao-da-pm-al-por-injuria-racial-homofobia-e-agressao.ghtml

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..