Pesquisa Ibrape mostra Paulo Dantas com 11 pontos sobre Fernando Collor

17/08/2022 08:45 - Blog do Celio Gomes
Por redação
Image

E tem nova pesquisa sobre a corrida para o governo estadual. Desta vez, o levantamento foi feito pelo Instituto Ibrape, contratado pelo portal CADAMINUTO. De cara, chama atenção que o resultado é bem diferente do que foi apresentado pelo Paraná Pesquisas, cujo quadro comentei no texto anterior a este. Segundo o Ibrape, o atual governador Paulo Dantas (MDB) lidera a disputa de forma isolada, com uma diferença de 11 pontos para o segundo colocado, o senador Fernando Collor (PTB).

Dantas aparece com 34% das intenções de voto. Collor registra 23%. Em terceiro lugar, vem o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) com 13%. Com 7% das preferências do eleitorado, o ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) chega em quatro lugar. Se estiverem mais perto da realidade, os números significam uma festa para o ocupante do palácio e deixam o clima mais pesado do lado collorido.

A um mês e pouco da hora da escolha, 15% dos eleitores ainda se declaram indecisos ou não quiseram responder. E 8% afirmam que votarão nulo ou em branco. Os candidatos Professor Cícero Albuquerque (PSOL), Luciano Almeida (PRTB) e Luciano Fontes (PMB) não aparecem nos dados obtidos pelo Ibrape.

O instituto ainda projeta cenários para segundo turno. Aqui também Paulo Dantas segue firme na dianteira. Ele ganharia a eleição diante de qualquer um dos adversários numa segunda rodada de votação. Seja com Collor, Cunha ou Rui, a diferença é sempre na casa dos 20 pontos percentuais.

Discrepância de números entre diferentes pesquisas é coisa natural, embora alguns desavisados possam se escandalizar com isso. Mas basta olhar para os levantamentos dos grandes institutos na corrida presidencial para se constatar o que acabo de dizer. Cabe ao eleitor ter muita calma nessas horas e lembrar, mais uma vez, do carcomido lugar-comum: pesquisa é retrato do momento. E a diferença de metodologias pode sim capturar resultados dessemelhantes.

Por fim, também no Ibrape, o ex-governador Renan Filho é favorito disparado na briga pela única vaga ao Senado. Ele aparece com 58% das intenções de voto. O adversário mais perto é o deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas), escolhido por 19% dos eleitores.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..