Paraná Pesquisas indica briga acirrada ao governo de AL – e campanha será crucial

17/08/2022 07:27 - Blog do Celio Gomes
Por redação
Image

Novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na noite desta terça-feira 16, mostra o atual governador Paulo Dantas (MDB) e o senador Fernando Collor (PTB) empatados tecnicamente na corrida pelo governo estadual. O atual mandatário, que assumiu após a renúncia de Renan Filho (MDB), candidato ao Senado, aparece com 25,1% das intenções de voto. Collor vem logo em seguida com 22,6%. Com esses números, temos um empate técnico dentro da margem de erro, que é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi contratada e divulgada pela TV Pajuçara e é a primeira após a oficialização das candidaturas. Em terceiro lugar aparece o também senador Rodrigo Cunha (União Brasil) com 18,1%, seguido pelo ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD), com 13,6%. Professor Cícero Albuquerque (PSOL) tem 1,6%; Luciano Almeida (PRTB) registra 0,9%; e Luciano Fontes (PMB) vem com 0,5% das preferências.    

Ainda segundo o Paraná Pesquisas, 10,9% dos eleitores disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto. E 6,8% afirmam que não sabem em quem votar ou não quiseram responder. O panorama é praticamente o mesmo que foi registrado pelo instituto na pesquisa divulgada em julho passado, também pela TV Pajuçara.

A variação dos percentuais foi mínima para Dantas, Collor, Cunha e Rui. Como escrevi em texto anterior, temos aí uma disputa das mais acirradas em Alagoas, como não se via desde décadas. Pelo menos esse é o quadro desenhado até agora. Foram ouvidos 1.510 eleitores entre os dias 11 e 15 deste mês. A mostra tem nível de confiança de 95%.

O resultado da pesquisa indica, portanto, que a campanha, cuja largada foi dada oficialmente nesta terça, será crucial para a definição do jogo. Ou seja, o desempenho dos candidatos a partir de agora é, com o perdão do velho clichê, o que fará a diferença. Pense na pressão em cima dos marqueteiros responsáveis pela estratégia na caça ao voto do eleitorado.

O favorito

Já na corrida pela única vaga ao Senado, o ex-governador Renan Filho segue como franco favorito. Ele registra 50,5% das intenções de voto. O segundo colocado, o deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas), aparece bem distante com 23,6%. Como se dizia nos tempos de antigamente, por esses números, o filho de Renan Calheiros já está autorizado a encomendar o terno da posse.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..