Os Diálogos Atemporais, Aquilombamento em Conversa tem como perspectiva discutir o processo histórico, contemporâneo do protagonismo, resistência das mulheres e a consequente organização politica nos quilombos alagoanos.

A conversa dos Diálogos teve início, em 13 de maio, e marcou o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo contou com a participação do cineasta Joelzito Araújo e a pesquisadora africana de Cabo Verde, São Graça, que tiveram uma boa prosa com mulheres quilombolas dos quilombos de Birros e Abobreira. 

E para dar continuidade a ação, em 31de maio, a partir das 9 horas, acontece, na sede da Secretaria de Educação em Teotônio Vilela,  a reunião de trabalho da Comissão de elaboração do Estatuto do Fórum Estadual Quilombola.

A comissão formada por representantes de comunidades quilombolas, sociedade civil e poder público criará espaço de escuta para outras representações, como da OAB-Alagoas e a diversidade afro do SEBRAE-AL. 

A   professora-doutora Marta Nunes, uma das referências do movimento negro gaúcho fará a palestra de abertura, sob o tema: “A importância das mulheres na organização política das comunidades tradicionais quilombolas.”

Diálogos Atemporais-Aquilombamentos, em Conversa é uma iniciativa do mandato da deputada estadual, Jó Pereiraconta o apoio da Prefeitura de Teotonio Vilela, através da Secretaria de Educação, , Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e Instituto Raízes de Áfricas. 

 

Quem é a Profa. Dra. Marta Nunes

Profa. Dra. Marta Regina dos Santos Nunes, professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) desde 2013, mas atua no ensino superior desde 2004. Ativista do movimento negro e feminista, atua com produção cultural em coletivos e associações. Entre 2009 e 2019 obteve a aprovação em projetos vinculados a questão étnico-racial nos campos da educação e cultura (teatro, dança, arte urbana e audiovisual). Em 2018 fez um pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Davis/CA/EUA pesquisando sobre o acesso de mulheres negras ao ensino superior nas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática). Publicou em 2019, juntamente com autores brasileiros, da América Latina e da Europa o livro intitulado "Deocolonialidades na Educação em Ciências". Atualmente coordena projeto de pesquisa na no projeto intitulado "Meninas nas Ciências - Uergs". Faz parte do grupo de professores que iniciou um projeto com imigrantes Haitianos no município de Encantado, interior do Rio Grande do Sul.

 

Programação:

9h30-Recepção/Conversa de reconhecimento (apresentação das participantes)

10 horas: Conversa de Quilombo:“A importância das mulheres na organização política das comunidades tradicionais quilombolas.”

Profa. Dra. Marta Regina dos Santos Nunes, professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) 

11 horas- Construção Coletiva- Elaboração do Estatuto do Fórum Estadual Quilombola

13h- Almoço

14 h- Continuidade da construção coletiva

16h- Encerramento