PL quer incentivos fiscais para empresas que contratarem pessoas a partir de 40 anos, em Maceió

17/05/2022 16:14 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Tramita na Câmara Municipal de Maceió (CMM) um Projeto de Lei (PL), de autoria do vereador Alan Balbino (PSD), propondo a criação de incentivos fiscais para empresas, com sede no município de Maceió, contratarem funcionários a partir de 40 anos de idade. 

O PL 0185/2022 prevê que os descontos serão realizados de acordo com o número de funcionários e as empresas poderão ser beneficiadas dos incentivos, desde que comprovada a admissão e manutenção de funcionários pelo período mínimo de 12 meses, anteriores ao lançamento dos impostos municipais.

A diminuição ou aumento do quantitativo de funcionários implicará no recálculo do benefício concedido e o cadastro e fiscalização das empresas caberão à Secretaria Municipal de Economia. 

Vereador Alan Balbino

O PL já recebeu parecer favorável da CCJ da Câmara, sob a relatoria do vereador Leonardo Dias (PL). O parecer cita o Estatuto do Idoso, que dispõe “de vários artigos onde o direito ao trabalho é tido com uma garantia do idoso” e destaca que o Poder Público estimulará contratações de pessoas idosas por empresas privadas.

Em entrevistas concedidas ao CadaMinuto em abril passado, especialistas alertaram para a ausência de mercado de trabalho e falta de incentivos para contratações de pessoas acima de 50 e 60 anos no país. 

Qualquer iniciativa, portanto, no sentido de minimizar o preocupante panorama chega em boa hora. 

A íntegra do projeto de lei não está disponível no portal da CMM, no link destinado à consulta, “Projetos de Lei – Tramitação”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..