Em seu segundo mandato consecutivo, o prefeito de Belo Monte, Dalminho (MDB), celebra um marco histórico na gestão: 90% de aprovação popular, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Falpe entre os dias 9 e 11 de novembro deste ano. Com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%, o levantamento ouviu 500 pessoas no município.
Para Dalminho, o resultado expressivo — o maior registrado em suas duas gestões e um dos mais altos de Alagoas — é fruto de um trabalho realizado “com humildade, respeito e compromisso” com a população da cidade e com os servidores públicos.
“Belo Monte é minha casa. É onde fui criado e aprendi o valor de trabalhar pelo coletivo. Esses 90% de aprovação da nossa administração refletem a confiança do nosso povo e o esforço diário de toda a nossa competente equipe”, afirmou, em entrevista ao blog.
Ao longo das duas gestões, Dalminho destaca que já foram inauguradas mais de 50 obras, praticamente uma por mês, em todas as áreas, a exemplo da construção de diversas praças e quadras esportivas e mais de 20 mil m2 de pavimentação.
Primeiro lugar
Na educação, o município vive um momento histórico: das oito escolas municipais, sete já foram completamente reformadas, e a oitava será entregue em fevereiro do próximo ano.
Para os servidores da educação, a prefeitura implantou programas contínuos de formação, a exemplo do Capacita Mais Belo Monte, no qual os professores se qualificam ainda mais e recebem pela hora trabalhada. "É uma forma de estimular, valorizar e reconhecer quem ensina, beneficiando esses profissionais, os estudantes e toda a educação, enfim”, diz o gestor.
Como reflexo desses investimentos, Belo Monte alcançou o primeiro lugar em Alagoas em alfabetização na idade certa, resultado que o prefeito atribui à dedicação dos profissionais e às políticas de incentivo à educação e à presença escolar.
Saúde para todos
Na saúde, os avanços também são significativos. A gestão ampliou o atendimento humanizado, criou o programa Saúde na Praça, que leva diversos serviços às comunidades, e implantou o programa Mais Especialidades, garantindo atendimento com dez especialidades médicas diferentes. Além disso, os servidores contam, hoje, com atendimento psicológico exclusivo.
Dalminho também destaca o programa Visitar, no qual ele próprio vai à casa dos pacientes para ouvir relatos, avaliar o atendimento e identificar possíveis demandas reprimidas: “É revigorante. As pessoas se sentem valorizadas e eu recebo o feedback que preciso para saber se a equipe está sendo resolutiva.”
Estímulo aos produtores e empreendedores
Na área rural, o programa Terra Arada já beneficiou agricultores com 2.152 tarefas de terra aradas, reduzindo drasticamente o custo de produção. “A prefeitura entra com o trator, o produtor economiza e consegue um rendimento muito melhor. A ideia é justamente diminuir o custo de produção e fortalecer quem vive da terra”, diz o prefeito.
O turismo, a cultura e o artesanato também vêm ganhando impulso na gestão de Dalminho, especialmente com o potencial do Rio São Francisco. “Nos últimos cinco anos, trabalhamos muito para fortalecer o turismo. Isso gera emprego, renda e movimenta toda a cadeia econômica”, pontua.
Sobre o futuro, o prefeito afirma que, entre as prioridades, estão a continuidade de investimentos na valorização dos profissionais de todas as áreas; realização de obras de urbanismo, mobilidade e acessibilidade; novos investimentos no turismo; mais estímulos aos empreendedores e avanços no atendimento humanizado na saúde.
Por fim, Dalminho reforça que a marca de 90% de aprovação só aumenta sua responsabilidade: “As pessoas podem esperar um prefeito cada vez mais moderno, com ainda mais capacidade de trabalho humanizado, direto e eficiente — mas sempre com humildade e muita responsabilidade. Nosso compromisso é continuar acelerando o desenvolvimento de Belo Monte”.










