A novidade é uma eleição indefinida

06/05/2022 13:50 - Blog do Celio Gomes
Por redação
Image

Uma eleição duríssima, com ao menos três candidatos que, se não estão de todo embolados, talvez forçando a barra, diria que é quase isso. Uma disputa que não será resolvida no primeiro turno. O cenário de 2022 é o oposto do que se viu em 2014 e 2018, quando Renan Filho não teve adversário. Essa é a maior novidade na atual corrida pelo governo de Alagoas. Para quem reclamava de tédio, isso acabou. 

A briga acirrada foi detectada em levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, contratado pela TV Pajuçara. Os pré-candidatos Rodrigo Cunha, Rui Palmeira e Paulo Dantas formam, até agora, um pelotão mais adiante. O senador do União Brasil tem 28,6% das intenções de voto; o ex-prefeito do PSD aparece com 22,9%, e o deputado do MDB crava 17% das preferências.   

Em quarto lugar, bem mais afastado do trio que lidera, com 6,1%, vem o deputado Antônio Albuquerque, agora no Republicanos, braço da Igreja Universal. As paredes da Assembleia Legislativa ouviram que a candidatura de Albuquerque é espuma. Daqui a pouco, ele vai desistir e concorrer ao mandato de número oito no parlamento estadual. Vai virar estátua.

Voltando aos candidatos pra valer. Os números do Paraná mostram que a disputa vai para o segundo turno. E essa é a única quase certeza sobre o panorama visto na pesquisa. Pela curta distância entre eles, os três primeiros podem brigar pela vaga no segundo turno. A margem de erro é de 2,6 pontos. Assim, Cunha e Rui estão virtualmente empatados, e o mesmo se dá entre Rui e Dantas.

Embora tenha comemorado a liderança, Rodrigo Cunha esperava muito mais. Ao longo ano passado, ele aparecia em posição bem isolada em primeiro lugar. Tomou um susto agora ao sentir o bafo de adversários antes subestimados. O senador tenta emplacar sua agenda com falas ensaiadas em redes sociais.

Não é preciso mais nada para reafirmar o acirramento da eleição alagoana. Mas a temperatura pode subir caso o senador Fernando Collor decida entrar nessa briga. Como todo mundo já sabe, Collor pode fazer essa escolha caso venha entender que a disputa com Renan Filho pela única vaga no Senado seria suicídio.

Seja como for, vale o clássico lugar-comum eleição indefinida. É o máximo que dá pra bancar diante da reveladora pesquisa divulgada pela TV Pajuçara. Como disse no começo, tudo bem diferente das últimas temporadas eleitorais.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..