O motorista Sérgio Praxedes dos Santos Filho pode ir a júri popular pelos homicídios ocorridos durante um acidente na Avenida Fernandes Lima, em julho do ano passado. O condutor invadiu a contramão da principal avenida da cidade e acabou atropelando e matando duas pessoas. 

Praxedes teve novo pedido de liberdade negado pela Justiça alagoana, após sua audiência de instrução do processo. Todas as testemunhas de acusação e defesa foram ouvidas, além da vítima sobrevivente Quitéria Gonçalves Amorim. O réu também foi interrogado, concluindo assim a audiência. 

O processo agora será analisado por uma das juízas que atuam na unidade, Lívia Mattos ou Luana Cavalcante. A magistrada decidirá se há elementos suficientes para submeter o réu a júri popular. 

O fato ocorreu em 23 de julho de 2021, por volta das 6h, na Av. Fernandes Lima. O réu é acusado de dirigir embriagado, invadir a contramão e causar a morte dos condutores de duas motocicletas, Pedro Alves de Souza Júnior e José Cícero da Silva.

O caso

Na madrugada do dia 23 de julho de 2021, o motorista invadiu a contramão da Avenida Fernandes Lima, no sentido Tabuleiro - Centro, e atingiu motociclistas que trafegavam pela via. 

Ele estava em um posto de combustível e tentou deixar o local pela contramão, mas foi detido por militares da assessoria militar do Tribunal de Contas e estava visivelmente embriagado. 

Motoristas que passavam pelo local do acidente contaram que o carro “rodou” na pista e atingiu as motos. 

O vigilante Pedro Alves de Souza Júnior, 31 anos, passava pela via e morreu no local. José Cícero da Silva Santos, 46 anos, estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), mas veio a óbito durante a noite do dia 23.

Imagens divulgadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) confirmam que Sergio Praxedes dos Santos Filho trafegava na contramão, na Avenida Fernandes Lima, na manhã do dia do acidente.

As câmeras de videomonitoramento mostram momentos antes do acidente.  Nas imagens, registradas às 5h54 desta sexta-feira, é possível ver o condutor saindo de uma curva e entrando no sentido oposto aos carros que trafegavam pela avenida.